quinta-feira, dezembro 4, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Futuro do boi gordo: posições em aberto voltam a subir no final de novembro

O mercado futuro do boi gordo voltou a ficar mais procurado pelo investidor em novembro, acumulando a segunda semana consecutiva de aumento das posições em aberto na B3.

No final de novembro (27), o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo na B3 voltou a subir, apesar da proximidade do encerramento das negociações para o vencimento de novembro. Contudo, essa perda de posições em aberto foi quase toda compensada pelo aumento da procura pelos vencimentos, em especial de dezembro de 2025 e janeiro de 2026, como mostram os dados das Figura abaixo.

O contrato para vencimento em dezembro apesentou, em novembro (27), 22.768 posições em aberto na B3, aumento de 22,8% frente a semana anterior (18.534). As posições em aberto para o vencimento em novembro caíram 23,5% no mesmo intervalo de tempo (primeira Figura).

O fato é que em novembro (27) o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo na B3 foi de 43.865. Lembrando que em outubro (30) as posições em aberto no mercado futuro do boi gordo totalizaram 49.552 e em novembro (13), como resultado da forte queda nos preços do mercado futuro na primeira metade do mês, o número de posições em aberto caiu para 39.570.

A Figura apresenta dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para os vencimentos de novembro e dezembro de 2025, entre o final de julho e a parcial de novembro (27).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo subiu pela segunda semana consecutiva no final de novembro, com uma maior procura do investidor pelos vencimentos de dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

É importante destacar também (segunda Figura), o aumento da procura pelos contratos que vencem no primeiro mês de 2026, ao contrário de vencimento para fevereiro, ainda com menor liquidez e demanda.

A Figura apresenta dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para os vencimentos de janeiro e fevereiro de 2026, entre o final de julho e a parcial de novembro (27).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O mercado futuro do boi gordo segue precificando estabilidade para dezembro (em relação ao físico) e recuperação a partir de 2026 (clique aqui).

Pois é, a expectativa de preço do boi gordo em patamares mais altos em dezembro parece que não deve se confirmar, pelo menos de acordo com os dados da B3. Mas essa é a expectativa pode mudar e é importante estar atendo diante de um cenário de alta volatilidade.

O importante, como temos comentado, é avaliar os fundamentos do mercado, especialmente no longo prazo, para que os movimentos pontuais de curto prazo não comprometam ou aumentem ainda mais a insegurança do pecuarista. Vamos estar atentos ao momento do ciclo pecuário de longo prazo!

O Farmnews inclusive comparou os dados do bezerro e do boi gordo ao longo de 2025 (clique aqui), mostrando que o descolamento da categoria de reposição é algo que merece atenção.

O importante é destacar que além da relação de troca em 2025 voltar aos patamares mínimos, a expectativa é de uma alta ainda mais consistente do bezerro em 2026 e 2027, como temos comentado. Nesse contexto, o que esperar do poder de compra do pecuarista? Clique aqui e confira!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares