Mercado

Importância chinesa na exportação de carne bovina do Brasil em abril de 2023

O Farmnews atualizou os dados da importância chinesa na exportação de carne bovina do Brasil em abril de 2023.

É importante destacar que a exportação de carne bovina do Brasil tem apresentado queda em 2023, com os embarques no acumulado entre janeiro e abril de 2023 ficando 16,3% abaixo do observado no mesmo período de 2022. A receita caiu 29,8% em 2023, na mesma base de comparação. A queda em abril de 2023 frente ao mesmo período do ano anterior foi, contudo, mais forte que no acumulado entre janeiro e abril, pressionada principalmente pela queda no ritmo de compra chinês, como destaca a primeira Figura abaixo.

O Farmnews, aliás, atualizou os dados de exportação de carne bovina brasileira, destacando os valores de abril de 2023 frente aos anos anteriores. Clique aqui e saiba mais!

A Figura a seguir apresenta os dados da participação chinesa na receita de exportação de carne bovina do Brasil entre janeiro de 2020 e abril de 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.

importância chinesa na exportação de carne bovina
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

A importância chinesa na exportação de carne bovina do Brasil em abril de 2023 caiu pelo quarto mês consecutivo, ficando abaixo de 40,0%.

O ano de 2023, pelo menos até abril, tem sido atípico, uma vez que os efeitos do embargo da carne bovina brasileira para a China pressionaram as vendas nesses primeiros meses do ano.

Em 2020, ano em que não houve nenhuma suspensão dos embarques para a China, a participação do país asiático na receita de exportação de carne bovina do Brasil foi de 53,7%. Em 2021, até setembro, antes do embargo daquele ano, a participação chinesa ficou em 57,6%. Entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023 a importância da China foi de 67,1%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, descontamos dessa análise os dados entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, uma vez que nesse período ainda houve efeito do embargo, assim como em 2023. Por isso vamos acompanhar os dados a partir de maio de 2023 para avaliar o ritmo de compra da China e aguardar um movimento de recuperação.

A segunda Figura abaixo mostra os dados de compra em faturamento, de carne bovina brasileira pela China, destacando que os patamares de 2023 seguem muito abaixo do observado no mesmo período de 2022.

A Figura a seguir apresenta a importação chinesa na receita de exportação de carne bovina do Brasil, em milhões de dólares, entre janeiro de 2020 e abril de 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.

importância da china na exportação de carne bovina.
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

É importante observar também que o embargo da carne bovina brasileira contribuiu para diminuir o ágio do preço de compra da carne bovina brasileira pela China. Observe (terceira Figura) que o preço médio de importação chinesa ficou mais próximo do valor geral de exportação de carne bovina do Brasil, o que não era observado nos anos anteriores.

A Figura ilustra a evolução mensal do preço de exportação da carne bovina do Brasil, tanto total como para a China, em dólares por kg, desde janeiro de 2016, segundo dados do MDIC-SECEX.

Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

O Farmnews atualizou também os dados do preço futuro do boi gordo, destacando que a previsão para o ano se mantém, em maioria, abaixo do físico. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo