Como tem evoluído o investimento chinês no agronegócio?
A China é o foco das exportações mundiais de commodities agrícolas. E como tem evoluído o investimento chinês no agronegócio mundo afora?
De acordo com um estudo do USDA, o investimento chinês no agronegócio internacional aumentou nos últimos anos.
As autoridades chinesas têm planos estratégicos ambiciosos nesse assunto, visando reformular padrões de comércio agrícola e aumentar a influência da China nos mercados globais.
Se por um lado os investidores são motivados pelos lucros, as autoridades governamentais e os bancos trabalham para encorajar investimentos chineses no agronegócio em outros países.
O fato é que esses investimentos contribuem para a segurança alimentar do país, contribuem para o aumento do lucro das empresas chinesas que dependem da importação de commodities agrícolas e igualmente abrem novos mercados para os produtos chineses e projetam influência política no exterior.
De acordo com o Ministério da Agricultura da China, mais de 1.300 empresas chinesas realizaram investimentos no exterior em agricultura, silvicultura e pesca no valor de US$26 bilhões em 2016. Os investimentos incluem agricultura e pecuária, pesca, processamento, maquinário agrícola, insumos, sementes e logística. mais de 100 países.
O Departamento Nacional de Estatísticas do país asiático relata que o investimento chinês no agronegócio estrangeiro cresceu 5 vezes de 2010 a 2016.
A crescente dependência das importações de alimentos, preocupações com a segurança alimentar e um aumento no estoque de reservas internacionais estão entre os fatores que impulsionaram o crescimento do investimento chinês no agronegócio internacional.
No entanto, a maioria dos projetos agrícolas estrangeiros da China envolve empresas relativamente pequenas que investem em países vizinhos no sudeste da Ásia, no Extremo Oriente da Rússia e na África, que possuem terras inexploradas e são frequentemente receptivas ao investimento chinês.
Vale destacar, contudo, que uma série de estudos descobriu que a escala de muitos projetos agrícolas chineses fica muito aquém dos anúncios iniciais. Pesquisadores chineses descobriram que poucos projetos foram lucrativos e relativamente poucos investidores exportaram produtos para a China como planejado.
A China tem sido destaque no Farmnews ao longo do ano. Foram muitos temas e assuntos que apresentaram, principalmente, a evolução do consumo do país. Clique aqui!
Adaptado de Beef Magazine
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!