Participação da carne bovina, suína e de aves na exportação de carnes do Brasil
O Farmnews atualizou os dados que mostram a participação da carne bovina no total de carnes exportadas pelo Brasil, incluindo suínos e aves.
O fato é que a importância da carne bovina na exportação de carnes do Brasil aumentou ao longo dos últimos anos, fruto do crescimento dos embarques entre 2018 e 2024 que, inclusive alcançou patamar recorde em 2024, enquanto as vendas de carne de frango cresceram menos (Tabela).
Vale destacar que a exportação de carne bovina do Brasil caminha para um novo recorde em um mês de setembro, em 2024. Clique aqui e saiba mais!
A Tabela apresenta os dados de exportação de carne bovina, suína e de aves, em mil toneladas, no acumulado entre janeiro e agosto, de 2018 a 2024, segundo dados da COMEX.
A venda de carne bovina do Brasil para o mercado internacional cresceu 96,9% no acumulado até agosto, entre 2018 e 2024, alta maior que a exportação de carne de aves que no mesmo período aumentou 24,9%. A exportação de carne suína, contudo, embora tenha o menor valor absoluto de vendas, apresentou o maior crescimento, subindo 116,1% no acumulado até agosto de 2024 quando comparado ao mesmo período de 2018.
O resultado desse maior crescimento das vendas de carne bovina e suína em relação ao frango resultou no aumento da participação de ambas as carnes no total de carnes exportadas do Brasil (Figura).
A Figura apresenta a participação das carnes bovina, suína e de frango no total exportado, entre janeiro e agosto, de 2018 e 2024, segundo dados da COMEX.
A participação da carne bovina no total de carnes (bovina, suína e aves) exportada do Brasil passou de 22% em 2018 para 29% em 2024, avaliado entre janeiro e agosto de cada ano.
E enquanto a participação da carne bovina subiu ao longo dos últimos anos, a importância da carne de aves diminuiu (Figura), embora ainda permaneça na liderança de vendas. A participação da exportação de carne suína também subiu, passando de 9% em 2018 para 14% em 2024.
Vale lembrar que, acumulado parcial de 2024, até a primeira metade de setembro, o boi gordo passou a ser o destaque positivo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, com forte recuperação desde a mínima do ano, em junho. Clique aqui e saiba mais! O preço do boi gordo inclusive alcançou o maior patamar de 2024, tanto no mercado físico como futuro, na parcial de setembro. Clique aqui!
O Farmnews traz em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!