Participação da China na exportação de carne bovina do Brasil em março
O Farmnews apresenta os dados da participação da China na exportação de carne bovina do Brasil nos meses de março, de 2016 a 2024.
Vale lembrar que a exportação de carne bovina do Brasil renovou a máxima no 1º trimestre de 2024, com embarques que somaram 527,14 milhões de toneladas. Clique aqui e confira os dados referentes aos primeiros 3 meses de cada ano ao longo da última década!
Em março de 2024 o embarque de carne bovina, ao contrário de janeiro e fevereiro, não alcançou a máxima de vendas para o período. mas ficou muito perto disso. Os embarques somaram 166,33 mil toneladas, valor pouco abaixo da máxima de 2022 para um mês de março, quando alcançou 169,14 mil toneladas.
Clique aqui e confira os dados de receita, embarque e preço da carne bovina brasileira exportada para a China nos meses de março
Pois é e, com o aumento do ritmo de compra chinês, é importante avaliar a participação no país asiático nas vendas totais de carne bovina do Brasil (Figura).
A Figura a seguir ilustra a participação chinesa na exportação de carne bovina do Brasil (avaliada pelo embarque), nos meses de março, entre 2016 e 2024.
A participação da China na exportação de carne bovina do Brasil em março de 2024 de 48,8%, embora acima da praticada no mesmo período de 2023, ficou abaixo de 2021 e 2022.
Isso mostra que o Brasil tem, gradativamente, aumentando as vendas para outros países, como Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, que aumentaram o ritmo de compra frente a 2023. Clique aqui e confira os dados que revelam a participação, no faturamento, dos principais países importadores de carne bovina do Brasil no 1º trimestre de 2024!
Claro que a importância chinesa para o mercado de exportação de carne bovina do Brasil é muito grande, mas o fato da participação nas compras da China estar relativamente estável e os embarques renovando as máximas, mostram que o Brasil está vendendo mais carne também para outros países.
O Farmnews traz uma novidade em seu painel de cotações, mostrando diariamente a curva do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!