Mercado

Preço corrigido do bezerro: sinais positivos no final de 2023

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro desde 2010, indicando perspectiva mais favorável para 2024.

Isso porque os dados históricos do preço corrigido do boi gordo sinalizam que possivelmente o pior cenário do atual ciclo de baixa tenha encontrado seu fundo em 2023, como mostram os dados da primeira Figura a seguir.

Vale lembrar que o preço da arroba do bezerro subiu pelo terceiro mês consecutivo da parcial de dezembro de 2023. O preço do bezerro segue em recuperação no final de 2023 e no maior patamar desde julho, a exemplo do boi gordo (clique aqui).

A Figura a seguir apresenta a evolução do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de novembro de 2023, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e a parcial de dezembro de 2023 (média até o dia 20).

preço corrigido do bezerro
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O preço corrigido do bezerro em 2023, avaliando os dados históricos, sugere que o fundo de queda já possa ter sido alcançado.

Claro, essa é a expectativa e os dados da variação de preço da categoria de reposição entre os meses de dezembro, desde 2010 (segunda Figura), ajuda a entender esse maior otimismo. Um otimismo comedido, pois a oferta de vacas segue elevada, mas que deve gradativamente diminuir em 2024. Por isso a exemplo do boi gordo, acreditamos em uma primeira metade de 2024 ainda pressionado.

E por falar na oferta, o abate oficial de vacas no Brasil no 3º trimestre de 2023, de 2,40 milhões de cabeças, foi o maior para o período desde 2014 e acumulou o segundo ano consecutivo de alta. Clique aqui e saiba mais!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews atualizou os dados da relação do preço do bezerro e o abate de vacas no 3º trimestre, entre 2010 e 2023. Clique aqui e confira!

A Figura apresenta a variação do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre os meses de dezembro, de 2010 a parcial de 2023 (média até o dia 20).

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

E como temos comentado, os dados do mercado futuro do boi gordo sugerem uma primeira metade de 2024 com o preço esperado da arroba, no período, abaixo do valor médio praticado no mercado físico mesmo período de 2023. Aliás, o Farmnews apresentou os dados que apresentam os valores médio de 2023 e a perspectiva para o preço futuro na parcial de dezembro (clique aqui).

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo