quinta-feira, janeiro 8, 2026

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo em janeiro (5) tem maior alta diária desde novembro

O mercado futuro do boi gordo subiu pelo segundo dia consecutivo nesse início de 2026, com o vencimento para janeiro acumulando a maior alta desde novembro e voltando a ficar acima do físico.

O preço esperado do boi gordo mostrou forte recuperação nos primeiros dias de 2026, após forte pressão de queda no final de 2025 (primeira Figura).

O mercado futuro do boi gordo acumulou queda no final de 2025, com a expectativa relacionada ao limite de cotas de importação de carne bovina pela China, o que de fato acabou acontecendo (clique aqui).

No entanto, após a divulgação do limite de cota também para o Brasil e a aplicação de tarifa de 55,0% para a carne de carne bovina que exceder 1,106 milhão de toneladas em 2026, o mercado passou a subir. Nesse caso, o mercado caiu no boato e subiu no fato! Mas não foi por acaso, já que além da possibilidade de negociação entre os governos chinês e brasileiro, já que na prática a aplicação de tarifas adicionais deve acontecer somente a partir da segunda metade de 2026, estamos no ciclo de alta de longo prazo, com expectativa de preços recordes da reposição (clique aqui) e redução na oferta de fêmeas para o abate.

A Figura apresenta a evolução diária do preço esperado do boi gordo para janeiro de 2026 (B3, valor de ajuste), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo subiu forte em janeiro (5), apresentando a maior alta diária desde novembro (21) do ano passado e novamente precificando alta em relação ao valor atual do físico (Datagro), como mostram os dados da Tabela abaixo.

A Tabela apresenta os dados do preço do boi gordo no físico (Datagro) e futuro (B3), para os vencimentos entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, avaliado em Reais por arroba, entre 23 de dezembro e 5 de janeiro.

preço futuro do boi gordo

O mercado futuro do boi gordo segue mostrando uma expectativa mais otimista para 2026 (segunda Figura), com os contratos com vencimento ao longo do ano mostrando gradativa alta.

Após o recorde esperado em 2025, a produção mundial deve cair sensivelmente, para 61,03 milhões de toneladas em equivalente carcaça ou cerca de 0,90 milhão de toneladas. A expectativa de queda na produção do Brasil é o principal fator que contribui para essa redução na oferta mundial de carne bovina. Clique aqui e confira os dados!

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre janeiro e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 5 janeiro, considerando os valores do ajuste.

E mudando de assunto, o Farmnews apresentou os dados recordes do preço do boi gordo (clique aqui) e da carne bovina no atacado (clique aqui) dos EUA ao longo dos últimos anos.

O Farmnews também atualizou os dados da variação acumulada do preço do bezerro, boi gordo, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) ao longo de 2025 e desde 2020. Afinal, como se comportou, ao longo dos últimos 12 meses, ou seja, entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025 e também desde 2020, o preço de bezerro e do boi gordo comparado ao indicador de inflação, medido pelo IGP-M e o dólar? Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares