quinta-feira, dezembro 4, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço histórico do boi gordo em agosto e perspectiva para 2025

O Farmnews apresentou os dados do preço histórico do boi gordo em agosto, entre 2010 e 2024 e a perspectiva para o mês em 2025.

O preço do boi gordo acumulou forte queda em julho, também pressionado quanto as incertezas relacionadas a exportação de carne bovina do Brasil para os EUA. Diante desse cenário negativo no curto prazo, o preço do animal pronto para o abate caiu para o menor valor mensal desde outubro de 2024, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura apresenta a evolução mensal do preço nominal do boi gordo (Cepea), avaliado em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2025 (até o dia 25).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo (Cepea) caiu 3,9% na parcial de julho frente ao mês anterior e alcançando a menor média nominal desde outubro de 2024. Em relação ao valor que encerrou 2024 a queda até julho (25) foi de 8,1%.

Vale mencionar que o preço do boi gordo ao longo da segunda metade do mês segue cotado abaixo de R$300,0 por arroba, embora apresente média mensal na parcial de julho, 31,4% acima do observado no mesmo período do ano anterior (R$229,7), em valor nominal.

O fato é que apesar da pressão negativa, a expectativa é que o preço do boi gordo mostre sinais de recuperação em agosto, influenciado também pela menor intenção do pecuarista em negociar abaixo dos atuais patamares de preço.

Considerando os dados entre 2010 e 2024, o preço do boi gordo em agosto interrompeu uma sequência de 2 anos de queda quando comparado a agosto do ano anterior, em 2024 (segunda Figura).

A Figura ilustra a variação do preço médio nominal do boi gordo (Cepea) entre os meses de agosto, de 2011 a 2024.

preço histórico do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço histórico do boi gordo em agosto mostra, além de uma maior amplitude variação ao longo dos últimos anos, tanto na alta quanto na baixa, perspectiva de manutenção do movimento de alta.

Apesar da maior volatilidade e da maior incerteza, os dados históricos mostram que um ano de queda é seguido por alguns anos de alta (Figura acima). E em 2024 o preço voltou a subir após 2 anos consecutivos de queda. Em 2024 o preço do boi gordo mostrou forte recuperação ao longo da segunda metade daquele ano (terceira Figura). Em 2025 é esperado um movimento de valorização da arroba, claro, não necessariamente respeitando o mesmo comportamento e intensidade do ano anterior, mas em alta!

A demanda internacional em patamares recordes (clique aqui), mesmo com as incertezas quanto aos EUA, deve seguir em alta. No caso do consumo doméstico, igualmente há a expectativa de vendas melhoras à medida que os meses finais do ano se aproximam, como tradicionalmente acontece.

Com relação a oferta, a recuperação no preço do bezerro (clique aqui) e a esperada menor intenção de abate de fêmeas deve manter mais limitada a oferta de animais para o abate, especialmente ao longo da segunda metade de 2025. Isso mostra que os fundamentos mantêm o cenário otimista.

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

preço histórico do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Avaliando os dados históricos do preço do boi gordo entre 2010 e 2024 é importante destacar que os valores em julho e agosto foram relativamente próximos. Em média, o valor da arroba em agosto foi 0,3% acima da média praticado em julho (quarta Figura).

A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do boi gordo (Cepea) nos meses de julho e agosto, em Reais por arroba, entre 2010 e 2024.

preço histórico do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E mudando de assunto, o Farmnews destacou que o preço da carne bovina exportada do Brasil segue subindo em 2025 e na parcial de julho alcançou o maior patamar desde outubro de 2022. Clique aqui e confira os dados!

Aliás, a recuperação no preço da carne bovina brasileira no mercado internacional e a queda no preço do boi gordo tem aumentado a margem potencial da indústria frigorífica no segmento. Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares