Preços do boi gordo seguem em queda pelo país!
Os preços do boi gordo seguem em movimento de queda no mês de setembro de 2017!
O indicador Cepea/Esalq do boi gordo segue em queda em todas as regiões acompanhadas, refletindo a insegurança do mercado frente às recentes prisões de executivos da principal indústria do setor.
No acumulado do mês (até o dia 27), o indicador Cepea/Esalq do boi gordo recuou 1,29%, fechando a R$141,11 no dia 27 de setembro.
O Farmnews tem destacado para o momento negativo do mercado do boi gordo diante das inseguranças no setor. Clique aqui e saiba mais.
Nesse sentido, vale lembrar que mercado do boi gordo entrou em compasso de espera diante dos recentes acontecimentos relacionados a JBS que, inclusive, interrompeu suas compras de gado. Os analistas em geral divergem opiniões em relação aos motivos da paralização das compras de gado do JBS, logo após a prisão do seu controlador (clique aqui).
A Figura abaixo ilustra o comportamento de preços do boi gordo ao longo de 2017, em valores nominais.
Os dados acima indicam que após forte recuperação em agosto de 2017, os preços do boi gordo voltaram a ficar pressionados para baixo.
No acumulado do ano os preços do boi gordo acumulam queda de 5,3% (até o dia 27), já que iniciou 2017 cotado a R$148,9.
Fugindo à cena “fora da porteira”, no Rio Grande do Sul, os preços do boi gordo estão em queda por outro motivo.
Segundo colaboradores do Cepea, as expressivas desvalorizações no estado sul-rio-grandense refletem o aumento da oferta de animais, devido à necessidade de liberação de áreas para o plantio de soja onde se pratica a integração lavoura-pecuária.
O Farmnews apresenta o comportamento de preços do boi gordo corrigidos pela inflação nos últimos 20 anos. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Adaptado de Cepea/Esalq
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!