Mercado

Relação de preços do boi gordo e da soja é a menor deste 2013

A relação de preços do boi gordo e da soja atingiu, em setembro de 2018, o menor valor mensal desde 2013.

Pois é, a valorização dos preços da soja frente ao boi gordo (clique aqui) tem diminuído o poder de compra da oleaginosa a partir da venda de 1 arroba do animal pronto para o abate, fazendo com que a relação de preços entre as commodities seja o menor em quase 5 anos.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de preços do boi gordo e da soja, segundo dados do Cepea/Esalq, de janeiro de 2013 a setembro de 2018.

 

relação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

É importante destacar que a relação de preços do boi gordo e da soja é avaliada considerando o valor de 1 arroba do boi gordo segundo indicador Cepea/Esalq e da saca de soja (60kg) com base nos dados do indicador Cepea/Esalq base Paranaguá – PR.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em setembro de 2018 a relação de preços do boi gordo e da soja foi de 1,57. Em outras palavras, com o valor de 1 arroba de boi gordo era possível adquirir 1,57 sacas de soja, em média. Esse é o menor valor desde dezembro de 2013 quando foi possível adquirir apenas 1,46 sacas de soja com 1 arroba de boi gordo.

Ao longo desse período, de janeiro de 2013 a setembro de 2018, a relação de preços do boi gordo e da soja oscilou entra a mínima de 1,38 sacas de soja por arroba em janeiro de 2013 e a máxima de 2,34 nos meses de novembro de 2014 a janeiro de 2015.

Essa queda no poder de compra do pecuarista pode ser refletido na alta dos custos de produção de bovinos confinados que, em setembro de 2018 alcançou o valor mais alto do ano, acumulando alta de cerca de 25,0% até o momento. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O Farmnews também apresenta dados da expectativa de consumo de carne bovina nos principais países consumidores na América do Sul. Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo