Mercado

Relação do preço do boi gordo e da carne bovina exportada, qual importância?

O Farmnews atualizou os dados a relação de preço do boi gordo e da carne bovina brasileira para exportação e destaca sua importância para o mercado pecuário nacional.

Vale observar (Figura) que apesar de alguns momentos de descolamento entre o preço do boi gordo e da carne bovina para exportação, existe uma relação próxima entre elas. Isso mostra a importância do mercado de exportação de carne bovina no processo de formação de preço, apesar da maior parte da produção seja destinada ao mercado interno.

O Farmnews atualizou os dados do preço da carne bovina brasileira no mercado internacional, desde 2015. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a evolução da variação acumulada do preço da carne bovina exportada e do boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2018 e julho de 2023.

relação de preço do boi
Fonte: Dados do MDIC-SECEX e Cepea (adaptado por Farmnews)

Existe uma relação do preço do boi gordo e da carne bovina para exportação, mostrando que a alta no valor da arroba depende, também, do preço do produto brasileiro no mercado internacional.

A formação de preço do boi gordo envolve inúmeras variáveis, mas o preço de exportação da carne bovina é um deles, ainda mais que a exportação de carne bovina do Brasil vem conquistando um protagonismo cada vez maior no cenário mundial.

E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados revisados do USDA em julho de 2023 que mostram o aumento da expectativa de venda mundial de carne bovina, inclusive do maior país exportador, o Brasil.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que o preço da carne bovina exportada do Brasil segue em queda em 2023. O valor observado em julho de 2023 de US$4,74 por kg foi o menor para um mês de julho desde 2020 e a menor média mensal desde março de 2021.

Pois é, o preço da carne bovina para exportação alcançou o menor média mensal desde 2021 e já próxima da média dos últimos anos (clique aqui). Isso sugere um possível cenário que mostra resistência para novas quedas. Claro, vamos acompanhar e, caso isso se confirme, contribuiria para um cenário de recuperação no preço do boi gordo.

E como comentamos, o cenário de consumo doméstico segue desafiador, principalmente pela maior competição com o frango e um preço da carne no varejo com uma queda mais modesta comparado a carne no atacado. preço da carne de frango é apontado como um dos fatores que tem limitado a recuperação no preço do boi gordo, impedindo uma alta mais consistente na demanda interna de carne bovina. Mas o fato é que, também, o preço da carne bovina no varejo segue caindo muito menos que a carne bovina no atacado e o próprio boi gordo. 

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo