Países com maior uso de terras agricultáveis no mundo!
O Farmnews apresenta dados da FAO que destacam os países que mais utilizam terras agricultáveis no mundo atualmente.
E o que significa terras agricultáveis?
Na geografia e na agricultura, a terra agricultável (do latim, “para arar, para cultivar”) é a terra arada ou cultivada regularmente.
Mas afinal, quais os países com maior área de terras agricultáveis utilizadas no mundo atualmente?
A Tabela abaixo destaca os números segundo dados da FAO.
Os Estados Unidos, seguido da Índia e China são os países que atualmente apresentam as maiores áreas de terras agricultáveis utilizadas no mundo.
Lembrando que apesar de ser o quinto país que mais utiliza terras agricultáveis no mundo, o Brasil é o país que apresenta a maior área de expansão de áreas agrícolas.
Clique aqui para acessar artigo: “Quanto tem de área de expansão agrícola no Brasil e no mundo?”
Não é à toa que o Brasil é considerado o celeiro do mundo, pois concentra a maior parcela das áreas agricultáveis no mundo ainda não utilizadas.
A FAO reforça que existem poucas áreas de expansão agrícola disponíveis no mundo e coloca a produtividade no campo como o fator de diferencial para que o planeta alcance seus objetivos de aumentar a produção de alimento o quanto necessário.
O Farmnews destaca a produção mundial dos 20 principais alimentos e sua relação a população do planeta. Em outras palavras, quanto produzimos de alimento por habitante e quais são os principais produtos?
Clique aqui e acesse o artigo: “Principais alimentos do mundo e sua relação percapita”.
O aumento da demanda por alimento passa necessariamente pela questão do crescimento populacional e renda. A população mundial, hoje na casa dos 7 bilhões de habitantes, deve atingir valor próximo a 10 bilhões em 2050.
Tal fato reforça a questão do aumento de produtividade no campo e este é um dos temas que também foi abordado no Farmnews. Clique aqui para acessar o artigo: “Produtividade no campo e demanda por alimento. Qual desafio?”
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!