Mercado

Variação do preço do boi gordo e carne bovina no atacado em junho de 2023

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo e da carne bovina no atacado entre 2022 e junho de 2023.

O preço do boi gordo (Cepea) entre os meses de janeiro de 2022 e junho de 2023 segue acumulando queda maior comparado a carne bovina no atacado, segundo IEA, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura a seguir ilustra a variação mensal acumulada do preço médio do boi gordo (Cepea) e da carne bovina no atacado (IEA), avaliada entre janeiro de 2022 e junho de 2023.

carne bovina no atacado
Fonte: Dados do Cepea e IEA (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo acumulou queda de 26,5% entre os meses de janeiro de 2022 a junho de 2023, maior que a perda observada para a carne bovina no atacado (-19,4%), no período.

Pois é, o preço do boi gordo (Cepea) vem acumulando a maior queda comparado ao produto final no atacado (IEA), com base nos dados desde o início de 2022. Contudo, considerando apenas os dados de junho de 2023 frente ao mês anterior, o preço da carne bovina no atacado caiu mais que o animal pronto para o abate. Isso porque o preço médio da carne bovina no atacado (valor ponderado entre o dianteiro, traseiro e a ponta de agulha) caiu 6,4% em relação a maio, perda superior à observada para o boi gordo que desvalorizou 5,7% no período.

E por falar em boi gordo, o valor da arroba tem intensificado o movimento de recuperação desde a segunda metade de junho, inclusive com o mercado futuro do boi gordo precificando um cenário mais favorável de preço para a segunda metade do ano, sem exageros, claro. E por falar no mercado futuro, o Farmnews atualiza, diariamente, os dados do mercado futuro do boi gordo (clique aqui).

Com essa maior queda da carne bovina no atacado em junho, o ágio do boi gordo frente a carne voltou a ficar positiva em junho de 2023 (Figura), ainda que nos menores patamares ao longo da série iniciada em 2022, o que indica um momento favorável para a indústria.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra a evolução média mensal da relação do preço do boi gordo (Cepea) e da carcaça bovina no atacado (IEA) entre janeiro de 2022 e junho de 2023.

preço da carne bovina no atacado
Fonte: Dados do Cepea e IEA (adaptado por Farmnews)

O Farmnews apresentou também os dados do preço corrigido do boi gordo no 1º semestre, de 2014 a 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo