Imagem da pecuária brasileira é foco do IMAC em missões estratégicas na China e Europa

Missões estratégicas na China e Europa visam o fortalecimento da imagem da pecuária brasileira e consolidam papel do IMAC à frente do WMC 2025, que será realizado pela primeira vez no Brasil.
O Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) vem liderando uma série de iniciativas para fortalecer a imagem da pecuária brasileira nos mercados mais exigentes do mundo.
É importante destacar também, nesse contexto, que o Brasil foi reconhecido pela OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) como país livre de aftosa sem vacinação. Essa conquista deve refletir no acesso a novos e mais exigentes mercados importadores de carne bovina.
Pois é, se os dados em 2025 já são recordes para o mercado de exportação de carne bovina (clique aqui), a demanda internacional pelo produto brasileiro pode aumentar ainda mais em um futuro próximo, com a imagem da pecuária brasileira cada vez melhor mundo afora.
E quando falamos em China, nosso principal país comprador, você sabia que o país asiático renovou o recorde de importação de carne bovina do Brasil nos primeiros meses de 2025, até abril? E além do aumento das compras, o preço pago pelo produto brasileiro pelos chineses segue em recuperação no ano, inclusive alcançando o maior valor desde junho de 2023 (clique aqui).
E o otimismo não fica restrito à China, mas a outros países que têm aumentado de modo expressivo a demanda pela carne bovina brasileira. Os EUA (clique aqui), Filipinas (clique aqui), México (clique aqui) e a própria Rússia (clique aqui), que já liderou o ranking dos maiores importadores no passado, são exemplos de países que apresentaram forte alta nas compras em 2025. E tudo isso, claro, coloca a imagem da pecuária brasileira cada vez mais em evidência no contexto global.
O destaque mais recente é a participação ativa na organização do World Meat Congress (WMC) 2025, o maior fórum global da cadeia da carne, que será sediado em Cuiabá entre 27 e 30 de outubro.
Missão internacional conecta a carne de Mato Grosso a novos mercados
Entre maio e junho, o IMAC integrou a missão internacional promovida pela Abiec em parceria com a ApexBrasil, passando por cidades estratégicas da China como Nanjing e Hangzhou, além de encontros institucionais na Embaixada do Brasil em Haia, na Holanda e na Embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica.
O objetivo da missão foi apresentar a carne mato-grossense a novos polos consumidores e reforçar os compromissos com rastreabilidade, sustentabilidade e transparência.
“A China é nosso principal parceiro comercial no setor de carnes. Levar essa mensagem para além dos grandes centros é estratégico para toda a cadeia produtiva”, destacou Caio Penido, presidente do IMAC.
Passaporte Verde ganha projeção internacional
Durante a SIAL Shanghai, maior feira de alimentos da Ásia, o IMAC apresentou o Passaporte Verde, programa que atesta a conformidade socioambiental da carne produzida em Mato Grosso — do nascimento ao abate.
A iniciativa é baseada no Código Florestal, nas diretrizes do Ministério Público Federal e na adesão voluntária de produtores, com foco em regularização ambiental, inclusão produtiva e acesso a mercados premium.
“O Passaporte Verde é uma ferramenta prática, técnica e inclusiva. Ele foi pensado para apoiar o produtor que quer se regularizar e agregar valor à sua produção”, explicou Penido.
IMAC lidera institucionalmente o WMC 2025
Como anfitrião do evento, o IMAC participa diretamente da construção da agenda do WMC, que reunirá representantes de mais de 40 países para discutir comércio internacional, sustentabilidade, comunicação e inovação na cadeia da carne.
Além do apoio logístico e institucional, o IMAC coordena temas-chave do evento como produção sustentável, emissões de carbono e estratégias de rastreabilidade.
“É uma oportunidade única de mostrar que o Brasil — e especialmente Mato Grosso — tem a pecuária mais sustentável do mundo, com base legal, tecnologia e responsabilidade socioambiental”, afirmou Penido.
📣 Participe do WMC 2025
O World Meat Congress 2025 será um marco para a pecuária brasileira e mundial.
📅 Data: 27 a 30 de outubro de 2025
📍 Local: Cuiabá (MT)
🌐 Clique aqui para mais informações!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!