quinta-feira, dezembro 4, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Principais países importadores de carne bovina do Brasil em outubro de 2025

O Farmnews comparou a compra, avaliada pelo ritmo de embarque, dos principais importadores de carne bovina do Brasil em outubro de 2025.

Afinal, como variou o ritmo de compra dos principais países importadores de carne bovina in natura do Brasil quando comparamos o mês de outubro de 2024 com outubro de 2025?

Vale lembrar que a venda de carne bovina do Brasil para o mercado internacional renovou a máxima histórica em outubro de 2025, com embarque acima de 300,0 mil toneladas métricas de produto in natura. No acumulado do ano, até outubro, a exportação de carne bovina brasileira somou US$13,14 bilhões, alta de 37,7% quando comparado ao total de 2024, até outubro. Os embarques entre janeiro e outubro de 2025 alcançaram quase 2,5 milhões de toneladas métricas, valor 15,6% acima do observado até outubro de 2024. Clique aqui e confira os dados!

O destaque entre os maiores países importadores de carne bovina do Brasil em outubro de 2025 foram os países da UE que apresentaram o maior aumento nas compras frente ao mesmo período de 2024, seguido do Chile, como mostram os dados da primeira Tabela abaixo.

A Tabela apresenta os dados de importação de carne bovina in natura do Brasil, por país comprador, em mil toneladas, no mês de outubro de 2024 e 2025, segundo dados do COMEX.

países importadores de carne bovina do Brasil

O interessante é observar que apenas os EUA entre os 5 principais importadores de carne bovina do Brasil apresentaram queda nas compras em outubro de 2025 (frente ao mesmo período de 2024). Apesar da queda do ritmo de compra dos EUA frente ao ano anterior, reflexo do tarifaço, o país voltou a aumentar as compras em relação aos meses anteriores.

A China, além do crescimento de quase 20,0% frente a outubro de 2024, renovou a máxima histórica de embarque em outubro de 2025, com valores muito próximos do observado no mês anterior. Vale lembrar que em setembro de 2024 a China embarcou 187,23 mil toneladas métricas de carne bovina do Brasil.

Os países da UE, com o forte aumento das compras em outubro de 2025, alcançaram a segunda posição no rank entre os principais importadores de carne bovina do Brasil, atrás apenas da China, como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura ilustra a participação dos principais países importadores de carne bovina do Brasil, no embarque, em outubro de 2025, segundo dados da COMEX.

países importadores de carne bovina do Brasil
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

Os EUA, apesar da queda nas compras nos desde agosto frente ao mesmo período de 2024, segue como o segundo maior importador de carne bovina brasileira no acumulado parcial de 2025, até outubro (segunda Tabela), à frente do México, Chile e os países da UE, nessa ordem.

A Tabela apresenta os dados de importação de carne bovina in natura do Brasil, por país comprador, em mil toneladas, no acumulado até outubro de 2024 e 2025, segundo dados do COMEX.

países importadores de carne bovina do Brasil

E mudando de assunto, vale destacar que no dinâmico cenário do agronegócio brasileiro, um conceito vem ganhando destaque: a “carnificação do Brasil”. Mas afinal, você sabe o que isso significa e sua importância para o agro brasileiro? Clique aqui e confira!

Você sabia que a pecuária brasileira é uma das poucas que conseguem tirar carbono da atmosfera e transformá-lo em alimento? Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares