Mercado

Ágio dos preços do boi gordo em relação a vaca sobe em 2018!

O Farmnews apresenta a evolução mensal do ágio dos preços do boi gordo em relação a vaca gorda em 2018, até novembro.

Afinal, como está a relação de preços do boi e da vaca gorda em 2018 e em relação aos anos anteriores?

A Tabela a seguir destaca os dados médios mensais do ágio dos preços do boi gordo em relação a vaca gorda, entre janeiro e novembro de 2018, com base nos dados do Cepea/Esalq e IEA – Instituto de Economia Agrícola.

ágio dos preços do boi

O fato é que no ano de 2018 o ágio dos preços do boi gordo em relação a vaca gorda subiu.

Isso porque na média parcial do ano, entre janeiro e novembro o ágio médio dos machos para abate em relação as fêmeas foi de 9,2%. No mesmo período de 2017 e 2016 a média do ágio dos preços do boi gordo sobre a vaca foi de 6,2%.

O comportamento de alta no ágio dos preços dos machos em relação as fêmeas para abate em 2018 pode ser observado pelos dados da Figura abaixo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura ilustra a evolução mensal do ágio dos preços do boi gordo frente a vaca gorda em um período maior de tempo, desde 2016.

 

ágio dos preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e IEA (adaptado por Farmnews)

 

O aumento do ágio dos preços do boi gordo em relação a vaca pode ser explicado pela maior intenção do abate de fêmeas ao longo do primeiro semestre de 2018. O Farmnews tem destacado o aumento do ritmo de abate de fêmeas em 2017 e 2018 (clique aqui), embora no terceiro trimestre de 2018 esse cenário mudou, com uma queda na taxa de abate de vacas (clique aqui).

O Farmnews apresenta também dados do ágio da carne bovina no atacado frente ao preço do boi gordo em 2018, até novembro. Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo