Mercado

Relação de troca: boi gordo por milho em junho de 2018

O Farmnews atualiza os valores da relação de troca de boi gordo por milho em junho de 2018.

Afinal, como está a relação de preços do boi gordo e do milho após a queda dos preços do grão em junho de 2018?

Pois é, como o Farmnews destacou, na parcial de junho, até o dia 22, o preço do milho acumula queda de 17,4% no mês, embora no ano siga em alta de 12,2%. Clique aqui e saiba mais do assunto!

A Figura a seguir ilustra a evolução diária da relação de preços do boi gordo e do milho, segundo dados do Cepea/Esalq, de janeiro de 2017 a junho de 2018.

 

boi gordo por milho
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Acompanhe - O Farmnews indica!

Como ilustra a Figura acima a relação de troca de boi gordo por milho em junho está nos menores patamares desta série de tempo.

Vale lembrar que no dia 1 de junho a relação de troca de boi gordo por milho atingiu o 3,06 sacas de grão por arroba de boi gordo, o menor valor apurado ao longo da série. Desde esse dia 1 de junho, contudo, o indicador que mede o poder de compra do pecuarista com relação ao grão apresentou alta, impulsionado pela queda nos preços do milho. Mas, mesmo com essa recuperação na parcial de junho, a relação de troca de boi gordo por milho segue bastante negativa para os pecuaristas, especialmente daqueles que optam pela engorda confinada.

É importante lembrar que no mesmo período de 2017, em junho do ano passado, a relação de preços do milho e do boi gordo indicava uma troca em torno de, em torno de 4,8 sacas por arroba de boi. A relação de troca de boi gordo por milho em junho de 2018, por outro lado, está bem abaixo da verificada no ano passado, próxima de 3,3 sacas por arroba.

Clique aqui e confira também a evolução dos custos da engorda confinada, segundo dados do LAE/USP.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo