Carne bovina do Brasil para a China, dados entre 2020 e agosto de 2023
O Farmnews atualizou os dados de compra de carne bovina do Brasil pela China ao longo dos últimos anos, até a agosto de 2023.
Afinal, o ritmo de compra de carne bovina brasileira pelos chineses tem, de fato, diminuído? A Figura abaixo ajuda a responder essa questão, já que ilustra o ritmo mensal de importação pela China desde o início de 2021.
Vale lembrar que a exportação de carne bovina em agosto de 2023 subiu frente ao mês anterior, apesar na queda do preço (clique aqui). O preço médio de importação da carne bovina brasileira no mercado internacional foi o menor desde o início de 2021.
A Figura apresenta a evolução mensal da importação de carne bovina do Brasil pela China, em mil toneladas, entre janeiro de 2021 e agosto de 2023, segundo dados do COMEX.
A importação de carne bovina do Brasil pela China voltou a subir em agosto de 2023, somando 114,5 mil toneladas, o segundo maior patamar do ano, atrás apenas de junho (135,4 mil toneladas).
No acumulado de 2023, até agosto, a China importou 719,4 mil toneladas em carne bovina do Brasil. Apesar da queda frente ao mesmo período de 2022 (780,4 mil toneladas), foi o segundo maior valor da história e muito acima dos embarques realizados em 2021 (595,9 mil toneladas) e 2020 (529,4 mil toneladas).
É importante destacar também que em 2023 o Brasil enfrentou um temporário embargo da carne bovina brasileira pela China devido ao caso atípico de vaca louca, assim como aconteceu no final de 2021. Isso mostra que o ritmo de compra chinês segue elevado, apesar das oscilações (Figura).
O Farmnews apresentou também os dados de compra dos principais países importadores de carne bovina do Brasil em agosto de 2023. Clique aqui e confira!
O mercado de exportação, apesar da queda na receita, devido principalmente ao menor preço do produto brasileiro no mercado internacional, segue nos patamares recordes de embarque em 2023 (clique aqui). No caso da demanda, o maior limitante tem sido o consumo interno, que segue pressionado no ano, apesar da expectativa de melhora nos meses finais do ano. Essa maior expectativa de alta no consumo doméstico, ainda que comedida, tem contribuído para a recuperação do mercado futuro do boi gordo em setembro.
O preço futuro do boi gordo, apesar da queda após 4 altas consecutivas, encerra semana com valorização frente ao final de agosto. Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!