Mercado

Exportação de carne bovina para a China é suspensa temporariamente

Os embarques brasileiros de carne bovina para a China foram temporariamente suspensos no início de maio de 2019.

Pois é, os embarques de carne bovina para a China, principal importador do Brasil (clique aqui) foram preventivamente suspensos, segundo nota oficial do MAPA.

O fato é que o MAPA suspendeu, temporariamente, a exportação de carne bovina para a China em razão do caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina confirmado em Mato Grosso pela pasta no dia 31 de maio. A doença é conhecida popularmente como “mal da vaca louca”.

Vale lembrar que a suspensão temporária protocolar é uma medida automática, prevista em documento de 2015 assinado com a China”, revela a assessoria do MAPA.

“Como se trata de medida protocolar — e não de risco sanitário — a expectativa é que logo se levante o embargo. Em tempo razoável para que as autoridades chinesas avaliem os documentos já entregues pela embaixada de Pequim ao governo chinês”, completa a pasta.

De acordo com o documento, carregamentos expedidos até o dia 30 de maio de 2019 serão internalizados na China. “Produtos produzidos e expedidos a partir do dia 31 de maio de 2019 deverão retornar a estabelecimentos sob SIF, ou serem redirecionados.”

No mesmo ofício, o MAPA informa que o caso atípico de EEB foi confirmado e notificado à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) em 31 de maio de 2019 (Boletim Notificação Imediata EEB atípica tipo H 7471233).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O MAPA informa também que, a partir do exame da notificação da ocorrência pela OIE, o órgão determinou no dia 3 de maio, o encerramento do caso sem alteração do status sanitário brasileiro, que segue como risco insignificante para a doença.

O caso no Brasil acontece no momento em que o país asiático enfrenta uma enorme crise de produção suína (clique aqui), com reflexos positivos na exportação de proteína animal já observados em maio de 2019 (clique aqui).

Contudo, é importante destacar que os dados de exportação de carne bovina in natura do Brasil, até maio de 2019, seguem em patamares recordes. Clique aqui!

Adaptado do R7 e MAPA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo