Como se comportou o preço do bezerro no 2º semestre dos anos anteriores?
O Farmnews apresenta dados que mostram o comportamento do preço do bezerro no 2º semestre entre os anos de 2014 e 2022.
Afinal, avaliando os dados do passado, o que podemos esperar para o preço da reposição na segunda metade de 2023?
A Figura a seguir ilustra a variação do preço do bezerro (Cepea, Mato Grossso do Sul), no 2º semestre em relação ao 1º semestre de cada ano, entre 2014 e 2022.
O preço do bezerro no 2º semestre caiu frente ao valor observado no 1º semestre, pelo segundo ano consecutivo em 2021 e 2022, assim como aconteceu em 2015 e 2016.
Entre 2014 e 2022, o preço do bezerro na segunda metade do ano foi, em média, 3,4% maior que o preço observado no 1º semestre do mesmo ano. É interessante observar também que em nenhum ano ao longo da série apresentada o preço do bezerro no 2º semestre caiu por 3 anos consecutivos quando comparado ao valor observado no 1º semestre.
A expectativa para a segunda metade de 2023 é de preços mais estáveis e acima dos patamares atuais, tanto para o mercado do boi gordo como da reposição, indicando um início de inversão de ciclo e preços mais altos, especialmente a partir de 2024. O mercado futuro do boi gordo já projeta valores melhores para os contratos com vencimento ao longo da segunda metade de 2023. Clique aqui e acompanhe os dados diários do preço futuro do boi gordo!
A Figura apresenta os dados do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), no 1º e 2º semestres de cada ano, entre 2014 e a parcial de 2023, em Reais por cabeça.
Vale destacar que o preço do boi gordo já mostra sinais de recuperação em junho, acumulando ganhos frente ao valor que encerrou maio. Clique aqui e saiba mais do assunto!
A expectativa, assim como para o preço do boi gordo, é que a reposição apresente um melhor cenário de preço na segunda metade de 2023. O Farmnews discutiu o assunto e apresentou dados que mostram a evolução do preço corrigido do bezerro desde 2010 para fundamentar melhor essa perspectiva de alta. Clique aqui!
Nesse contexto é interessante observar também que o preço futuro do boi gordo segue precificando uma expectativa mais otimista para a entressafra e alcançou, no final de junho, o maior valor dentro do mês. Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!