Mercado

O ano de 2017 foi histórico para a erradicação da febre aftosa

O ano de 2017 foi histórico para a erradicação da febre aftosa no País e completou 11 anos sem registro de ocorrência da doença por aqui.

No início de dezembro, quando ocorreu o reconhecimento de novas zonas livres de aftosa com vacinação no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas e em áreas de proteção no Pará, foi encerrado o processo de erradicação da febre aftosa no Brasil no ano.

“A partir desse reconhecimento, o Brasil passa a ter um mercado maior e teremos nossos produtos mais valorizados internacionalmente. Hoje vendemos carne para mais de 150 países mundo afora. Queremos ampliar a oferta em mercados mais competitivos, que pagam melhor, que trarão mais renda para o produtor brasileiro”, disse Blairo Maggi, do MAPA.

No Pará o reconhecimento do novo status sanitário foi feito durante a abertura do V Encontro Nacional de Defesa de Sanidade Animal (Endesa).

Simultaneamente ao avanço do Plano em 2017, o MAPA publicou o Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026, com o objetivo de criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa (com vacinação) e ampliar as zonas livres da doença (sem vacinação).

Ainda em 2017, a zona livre sem vacinação, representada pelo estado de Santa Catarina, manteve seu status sanitário. Foi desenvolvida e implementada uma nova metodologia de vigilância clínico-epidemiológica para zonas com essa condição sanitária. Após validação da metodologia haverá garantia adicional para comprovação da ausência de infecção em áreas sem vacinação.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O ano de 2018 se inicia com a expectativa do reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal, prevista para o mês de maio, das últimas áreas declaradas livres, consolidando o processo de reconhecimento do Brasil pela entidade como país livre de febre aftosa.

O Farmnews destaca a estimativa da Abiec, que espera crescimento das receitas brasileiras no mercado de exportação de carne bovina em 2018! Clique aqui e saiba mais!

Adaptado do MAPA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo