Mercado

Importação de carne bovina pela China para 2023 é revisada para cima

A projeção de importação de carne bovina pela China em 2023 foi revisada para cima pelo USDA em janeiro.

A previsão do USDA realizada em janeiro de 2023 projeta um crescimento das importações mundiais de carne bovina e o dado esperado para o ano, caso confirmado (Tabela abaixo) será novo recorde, somando o equivalente a 10,32 milhões de toneladas em equivalente carcaça.

O valor de 10,32 milhões de toneladas projeta uma alta de 1,5% em relação ao valor observado em 2022 (10,17 milhões de toneladas), mas, supera em 6,5% a última previsão de importação global para o ano de 2023, quando em outubro de 2022 a expectativa era que as vendas totais alcançassem o equivalente a 9,69 milhões de toneladas em equivalente carcaça.

A Tabela a seguir apresenta os dados de importação de carne bovina pelos principais países compradores, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2019 e a expectativa para 2023, segundo dados do USDA.

importação de carne bovina pela China

A importação de carne bovina pela China deve seguir em alta em 2023 e alcançar 3,52 milhões de toneladas em equivalente carcaça, crescimento esperado de 2,0% frente ao observado em 2022.

Pois é, a China deve participar com quase 35,0% do volume mundial de importação de carne bovina no ano de 2023, de longe o maior comprador global. E o importante é destacar que a estimativa do USDA para o país asiático era de compras equivalente a 2,85 milhões de toneladas em equivalente carcaça, valor muito abaixo da última revisão, apresentada em janeiro (3,52 milhões de toneladas).

Diante de um crescimento das vendas para a China em 2023, ainda que modesto frente ao resultado de 2022, o cenário segue favorável para o Brasil. E por falar no Brasil é importante destacar os dados de exportação de carne bovina no ano de 2022 (clique aqui) que podem ser superados pelos valores de 2023.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Farmnews apresentou também os dados que revelam os maiores importadores de carne bovina do Brasil nos últimos 5 anos, entre 2018 e 2022. Clique aqui!

E apesar da expectativa positiva para o ano quando o assunto é exportação, o preço do boi gordo no mercado interno segue em trajetória de queda devido a baixa liquidez desse início de ano e também pelas incertezas quando a capacidade da demanda interna em apresentar recuperação frente a uma expectativa de maior oferta de animais para abate ao longo do ano.

O preço futuro do boi gordo acumulou queda em todos os pregões nesse início de 2023, até o dia 16 de janeiro. Clique aqui e confira evolução do preço esperado do boi gordo para maio de 2023.

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo