Mercado

Importância da agricultura cresce em escala sem precedentes!

A importância da agricultura para a humanidade cresce em uma escalada sem precedentes.

E a importância da agricultura vem do fato que a cada ano é menor o número de pessoas produzindo alimentos, fibra e energia para atender um maior número de pessoas.

Considerando que o fator de produção terra, é limitado, a alternativa mais viável para atender a crescente demanda por produtos da agricultura é a melhoria da produtividade.

Aliás, estudos do USDA mostram que o Brasil é um dos países em que a produtividade no campo mais cresce (clique aqui).

Melhorar a produtividade não significa apenas aumentar a quantidade produzida por unidade de área. Há também necessidade de melhorar a produtividade de todos os fatores envolvidos com a produção de alimentos. Dentre esses fatores temos aqueles de natureza tecnológica, bem como os de eficiência de processos.

Acreditamos que a gestão dos processos é o que mais precisa ser melhorado. Dispomos de cultivares com elevado potencial produtivo, técnicas de manejo de solo adequadas, raças de animais altamente produtivas, equipamentos com alta tecnologia, entre outros.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Mas, o grande desafio consiste em encontrar resposta para essa pergunta: Como trabalhar tudo isso para a melhoria da produtividade?

Considerando as projeções da demanda mundial de alimentos, a questão da segurança alimentar é talvez um dos temas mais palpitantes na atualidade.

E por falar nisso, o Farmnews também destaca uma das principais questões relacionadas a produção de alimento no mundo: como alimentar uma população em constante crescimento? (clique aqui).

Daí a necessidade de se discutir agricultura de uma forma integrada, envolvendo os públicos rural e urbano; aqueles que produzem e todos os que consomem.

Quando pessoas das mais variadas áreas do saber, se reúnem para discutir sobre produção de alimentos, podemos ter uma ideia clara da importância da agricultura para a humanidade.

Esta inserção de talentos multidisciplinares é algo premente para que o setor agropecuário possa continuar a responder as demandas da mesma forma espetacular como vem respondendo nos últimos anos, via aumento da produção, através, principalmente, do aumento da produtividade.

Hoje, quando pensamos na questão ambiental, vemos que o Brasil consegue produzir alimentos, fibras e energia de forma sustentável. E isso é comprovado pelos dados que mostram o crescente respeito do trabalho do campo para com as questões ambientais (clique aqui).

Vale lembrar também que vivemos no Brasil, um momento muito interessante de sua história sobre o ponto de vista do crescimento populacional das grandes cidades brasileiras. Nesse aspecto, as áreas consideradas urbanas no Brasil representam menos de 1% do território nacional (0,63%) e concentram 190,7 milhões de pessoas, ou seja, 84,3% da população brasileira (clique aqui e saiba mais)

Quando analisamos todo o conjunto de transformações que estão ocorrendo tanto mundo a fora, vemos como é salutar o deslocamento do eixo onde se discute agricultura. Dada a complexidade da agricultura, é benéfica a união de competências para que possamos fazer frente ao desfio de produzir alimentos, fibras e energia para suprir a demanda da população.

Adaptado de Fernando Mendes Lamas, da Embrapa.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo