Mercado

Investimento na pecuária e no mercado financeiro: diferença de mentalidade?

Você acha que a mentalidade do investimento na pecuária é diferente daquela aplicada para o mercado financeiro? Quais os critérios que o investidor na pecuária e no mercado financeiro consideram para sua tomada de decisão?

Claro, ambos buscam resultado econômico nas suas decisões de investimento, mas será que em ambos os casos os critérios seguem os mesmos critérios quando o assunto é a ponderação entre risco e retorno?

Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem demonstrado resiliência e potencial de crescimento, mesmo diante de cenários econômicos desafiadores. E aqui cabe ressaltar uma questão importante, a qual sempre fazemos questão de ressaltar no Farmnews: a de que preço alto de venda não necessariamente implica em margem mais alta. É preciso estar atento ao ciclo de produção e os custos atrelados a esse ciclo produtivo. A reposição do rebanho e o respectivo poder de compra do pecuarista é um dos pontos centrais dessa discussão, por exemplo, já que uma boa venda deve ser acompanhada de uma boa compra e isso requer análise e planejamento.

Ai entra o desafio, já que a gestão financeira e a alocação eficiente de recursos continuam sendo gargalos para muitos produtores, que muitas vezes não aplicam o mesmo rigor analítico que um investidor do mercado financeiro.

A mentalidade do investidor: Risco, Retorno e Liquidez 📊 💰

Antes de alocar capital em qualquer ativo, um investidor experiente avalia cuidadosamente:

i. histórico da instituição;

ii. competência da equipe de gestão;

iii. opções de diversificação;

iv. potencial de retorno e os riscos envolvidos;

v. acompanha de perto o desempenho dos seus investimentos;

vi. oportunidades de otimização;

vii. adaptação rápida às mudanças do mercado.

O fato é que a mentalidade do investimento na pecuária ainda é, muitas vezes, diferente daquela aplicada no mercado financeiro, prevalecendo decisões baseadas na tradição, intuição ou conhecimento empírico.

Análise Comparativa: Pecuária vs. Investimentos Tradicionais

Agora, imagine que você tem R$1,5 milhão para investir. As opções são:

📊 Mercado financeiro: Aplicação em um título de renda fixa rendendo 1,00% ao mês.

🐂 Pecuária: Investimento em recria e engorda, com um retorno de 1,20% ou 1,49% ao mês.

Aparentemente, a pecuária leva a melhor. Mas será que podemos nos contentar com isso?

Figura 1. Análise de investimento comparativa entre mercado financeiro e dois cenários de produção de bovinos em recria e engorda.

A gestão estratégica pode demonstrar como e quanto você deveria alocar esse capital para rentabilizar ainda mais o seu negócio!

O segredo que ninguém contou: o Custeio 🤫

Aqui está o ponto que quase ninguém discute: nem todo o seu capital vai para animal. Uma parte significativa (48% do total) fica no custeio da produção.

Pense nisso: você precisa comprar insumos, pagar salários, arcar com a manutenção… E todo esse dinheiro, enquanto não é utilizado, está parado, perdendo valor.

Portanto, a gestão estratégica pode demonstrar como você deveria alocar esse capital para rentabilizar ainda mais o seu negócio.

O desafio da gestão eficiente 🎯

Para alcançar esse nível de rentabilidade, é fundamental que o produtor rural adote uma mentalidade de investidor, aplicando os mesmos critérios de análise e gestão de risco que são utilizados no mercado financeiro:

  1. Análise do histórico da propriedade: Avaliar o desempenho passado, identificar os pontos fortes e fracos e definir metas realistas. 🔍
  2. Formação de uma equipe de alta performance: Contar com profissionais qualificados e investir em treinamento e desenvolvimento. 🤝
  3. Identificação de oportunidades de melhoria: Buscar novas tecnologias, práticas de manejo e modelos de negócio que possam aumentar a produtividade e reduzir os custos. 💡
  4. Gestão rigorosa dos riscos: Implementar medidas preventivas para mitigar os impactos de eventos climáticos, sanitários, produção e de mercado. 🛡️
  5. Monitoramento constante dos indicadores de desempenho: Acompanhar de perto os resultados e tomar decisões baseadas em dados concretos. ⚙️

🐂 Em suma, a busca por rentabilidade no agronegócio passa pela profissionalização da gestão, aplicando os mesmos princípios de análise e risco do mercado financeiro, e desmistificando a ideia de que a pecuária se resume à atividade no campo.

E mudando de assunto, o gargalo da mão-de-obra no campo tem se tornado um dos principais limitantes para o desenvolvimento e a maior eficiência do agronegócio brasileiro. Clique aqui e saiba mais!

E você sabia que o investimento no agro vem, principalmente, dos próprios produtores e do crédito privado, ao contrário do que muitos possam imaginar? Clique aqui e saiba mais do assunto!

👉 Conecte-se com a Agroplanner: 📞 Fale com Gustavo da Agroplanner WhatsApp 📞

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Botão Voltar ao topo