Maiores importadores de carne bovina do Brasil, dados até setembro de 2024
O Farmnews comparou a compra, avaliada pelo ritmo de embarque, dos maiores importadores de carne bovina do Brasil em 2024, até setembro.
Vale destacar que a venda de carne bovina do Brasil renovou a máxima histórica em setembro, em 2024, com embarques que somaram mais de 250,00 mil toneladas. Clique aqui e confira os dados da exportação de carne bovina in natura do Brasil nos meses de setembro, entre 2015 e 2024!
A Tabela apresenta os dados de importação de carne bovina in natura do Brasil, por país comprador, em mil toneladas, no acumulado dos meses entre janeiro e setembro, de 2023 e 2024, segundo dados do COMEX.
No acumulado até setembro de 2024, todos os 5 maiores importadores de carne bovina do Brasil aumentaram o ritmo de compra comparado ao mesmo período de 2023.
A China, nosso principal comprador, importou 928,44 mil toneladas em carne bovina in natura do Brasil, um pouco mais de 50,0% do que foi comercializado pelo País em 2024, até setembro (Figura) e um crescimento de 9,0% em relação ao mesmo período de 2023 (851,48 mil toneladas).
É importante observar que o embarque de carne bovina do Brasil entre janeiro e setembro de 2024 cresceu 29,7% frente ao valor observado entre janeiro e setembro de 2023. O crescimento das compras pela China foi muito menor que o crescimento das exportações como um todo. Pois é, outros países estão aumentando de modo significativo as compras de carne bovina do Brasil, como os Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Filipinas, além de outros que não figuram entre os 5 maiores, como México e Argélia.
O destaque positivo na parcial de 2024 segue com os Emirados Árabes Unidos (Tabela), com o maior aumento do ritmo de compra na parcial do ano. Os Emirados Árabes Unidos importaram 117,23 mil toneladas em carne bovina in natura do Brasil até setembro de 2024, valor 164,0% maior que o praticado até setembro de 2023.
Os Estados Unidos, embora tenham crescimento menos que os Emirados Árabes Unidos na parcial de 2024, se tornou o segundo maior importador de carne bovina do Brasil no acumulado até setembro (Tabela).
A Figura a seguir ilustra a importância dos países importadores de carne bovina do Brasil, no embarque, em 2024, até setembro, segundo dados do COMEX.
E além dos dados nos meses de setembro, o Farmnews atualizou os dados de exportação de carne bovina do Brasil no acumulado até setembro, entre os anos de 2015 a 2024. Clique aqui e confira!
Veja também que o preço do boi gordo segue em alta e desde a mínima do ano a referência do mercado futuro (Cepea) acumulou ganho de mais de R$75,0 por arroba até a parcial de outubro. Clique aqui e saiba mais!
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!