Mercado

Preço corrigido do boi gordo, média anual de 2000 a 2021

O Farmnews apresenta os dados do preço corrigido do boi gordo, média anual entre 2000 e 2021.

Afinal, como evoluiu o preço anual do boi gordo, corrigido pelo IGP-M, valores médios em mais de 2 décadas?

A Figura a seguir ilustra a evolução média anual do preço do boi gordo, segundo dados do Cepea, corrigidos pelo IGP-M, entre 2000 e a parcial de 2021 (média até o dia 15 de dezembro).

preço corrigido do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O preço corrigido do boi gordo em 2021 (até o dia 15 de dezembro) foi de, em média, R$316,3 por arroba, segundo Cepea, valor 6,3% maior que a média observada em 2020 (R$297,6).

Vale destacar (Figura) que o preço corrigido do boi gordo alcançou, em 2021, o terceiro ano consecutivo de alta, após acumular 3 anos consecutivos de queda entre 2016 e 2018.

E para completar essa discussão relacionada ao preço do mercado pecuário é importante lembrar que a taxa de retenção de vacas foi o maior da história em 2021, estimulada pelo preço recorde do bezerro. O que serve de atenção, embora a demanda de carne, tanto interna como externa deve ser igualmente avaliada nos próximos anos.

E por falar em taxa de abate de vacas, clique aqui e confira como os dados que mostram que a intenção do abate de fêmeas em relação ao total de bovinos abatidos no 3° trimestre de 2021 foi a menor para o período.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E como mencionado, pelo lado da demanda a notícia positiva foi do fim da suspensão do embargo chinês à carne bovina brasileira. O mercado futuro do boi gordo para vencimento em janeiro de 2022 sobe forte com retomada das importações pela China. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo