Mercado

Evolução do preço da carne bovina exportada do Brasil em Reais

O preço da carne bovina exportada do Brasil avaliada em Reais foi recorde no final de 2019, ultrapassando R$20 mil por tonelada.

Pois é, além do recorde histórico de vendas e da faturamento em 2019, a desvalorização do Real frente ao dólar contribuiu e, muito, para que o preço da carne bovina exportada em moeda nacional alcançasse patamar recorde.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço da carne bovina exportada do Brasil entre janeiro de 2010 e dezembro de 2019, segundo dados do MDIC.

preço da carne bovina exportada
Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

O fato é que nos últimos meses de 2019 o preço da carne bovina exportada do Brasil, em moeda nacional, foi recorde, superando os R$20 mil por tonelada pela primeira vez.

E vale destacar que embora o preço da carne bovina do Brasil para exportação, avaliada em dólares, não tenha apresentado uma forte valorização ao longo dos últimos 10 anos, em Reais o preço praticado em 2019 foi cerca de 4 vezes maior que o observado em 2010.

O movimento de alta na exportação de carne bovina do Brasil deve continuar nos próximos anos, puxado principalmente pelo crescimento da demanda chinesa. E por falar em China o país asiático foi o principal responsável pelos dados positivos da carne bovina do Brasil no mercado internacional em 2020.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Mas claro, novos recordes com relação ao preço da carne brasileira no mercado internacional, em moeda nacional, está muito dependente do comportamento do câmbio ao longo de 2020.

A expectativa é que a exportação de carne bovina do Brasil em 2020 alcance novo recorde histórico! Clique aqui e saiba mais do assunto!

O consumo mundial de carne bovina para 2020 foi revisado para baixo frente a previsão anterior, mas segue acima de 2019. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo