Mercado

Preço do bezerro, média anual entre 2010 e 2023

O Farmnews atualizou os dados médios anuais do preço do bezerro em pouco mais de 1 década, entre 2010 e 2023.

A exemplo do boi gordo (clique aqui), o preço do bezerro acumulou a maior queda em 2023 (primeira Figura) e também o segundo ano consecutivo de desvalorização, assim como aconteceu nos anos de 2016 e 2017.

A Figura a seguir apresenta a variação anual do preço nominal do bezerro (Cepea), entre os anos 2010 e a parcial de 2023 (média até o dia 26 de dezembro).

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação anual do preço do bezerro em 2023 apresentou a maior queda ao longo da série de mais de 10 anos, com perda de 16,8% frente a 2022.

A queda no preço da categoria de reposição impulsionou o abate oficial de vacas no Brasil no 3º trimestre de 2023, que somou 2,40 milhões de cabeças, o maior para o período desde 2014. Clique aqui e saiba mais!

O importante é destacar que os dados históricos do preço da categoria de reposição sugerem que o fundo de queda já possa ter sido alcançado. E por falar no assunto, o Farmnews também atualizou os dados do preço corrigido do bezerro desde 2010, indicando perspectiva mais favorável para 2024. Clique aqui e confira!

A Figura apresenta os dados médios anuais do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), valores nominais, em Reais por cabeça, entre 2010 e a parcial de 2023 (média até o dia 26 de dezembro).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

E assim como o bezerro, o preço do boi gordo apresenta expectativa de preço mais favorável para 2024, especialmente no segundo semestre do ano. O mercado futuro do boi gordo inclusive precifica valores melhores para a segunda metade do próximo ano. Clique aqui!

Vale destacar também que o embarque de carne bovina brasileira para o mercado internacional, ainda que parcial em dezembro, já alcançou valor recorde histórico para um mês de dezembro. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo