Mercado

Preço do boi gordo nos EUA renova a máxima em julho de 2024

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo nos EUA e no Brasil entre janeiro de 2018 e a parcial de julho de 2024.

É importante destacar que o preço do boi gordo nos EUA segue renovando a máxima histórica, descolando, para cima, do preço praticado no Brasil, ambos avaliados em moeda americana, como mostram os dados da Figura abaixo.

Vale lembrar que o consumo mundial de carne bovina esperado para 2024 foi revisado para cima em julho, com expectativa de novo recorde, puxado pelo aumento da demanda chinesa e também dos EUA, que segue em recuperação, apesar dos patamares recordes de preço do boi gordo. Clique aqui!

A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo nos EUA (USDA) e no Brasil (Cepea), ambos avaliados em dólares, entre janeiro de 2018 e a parcial de julho de 2024 (média até o dia 29).

Fonte: Dados do USDA e Cepea (elaborado por Farmnews)

A variação acumulada do preço do boi gordo nos EUA entre janeiro de 2018 e a expectativa para julho de 2024 foi de 58,2%, o maior patamar ao longo da série, enquanto no Brasil o animal pronto para o abate, avaliado em dólares, caiu 9,5% no período.

O preço do boi gordo nos EUA segue acumulando forte valorização, ao contrário do Brasil que em julho mostrou sinais de recuperação, quando avaliado em moeda nacional. O fato é que após alcançar a mínima de 2024 em junho, o preço do animal pronto para o abate no Brasil mostrou recuperação, inclusive no maior patamar desde abril na parcial de julho. E por falar no mercado físico do boi gordo, clique aqui e confira a evolução dos preços médios dentro de cada ano, desde 2020!

Apesar da queda no mercado futuro ao longo de julho (clique aqui), a expectativa é de um mercado físico mais firme em agosto, com gradativa recuperação ao longo da segunda metade do ano. Esse cenário mais otimista acontece devido a perspectiva de uma maior demanda por carne bovina tanto no mercado interno como externo na segunda metade do ano. Além da esperada maior demanda, a oferta tende a diminuir, com a redução do ritmo de abate de fêmeas e a esperada “virada” do ciclo pecuário de longo prazo (clique aqui).

Acompanhe - O Farmnews indica!

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo