Preço do boi gordo: sinais de inversão de tendência em junho

O preço do boi gordo voltou a subir em junho, com expectativa de inversão da tendência de queda.
O valor da arroba do boi gordo mostra sinais de recuperação no início de junho (primeira Figura), após um movimento de queda típico de período de safra. O fato é que o preço do boi gordo nesse início de junho ficou mais firme, com a queda nas escalas de abate e um cenário esperado de valorização para a segunda metade do ano. Talvez muitos possam achar cedo para essa afirmação, mas quando avaliamos os dados de 2024 e também dos anos anteriores, nos momentos de ciclo de alta de longo prazo, vale ficar atento.
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, ao longo de 2025.

O preço do boi gordo subiu nesse início de junho, com reflexo na expectativa de alta no valor da arroba também no mercado futuro (clique aqui).
O preço do boi gordo segue acumulando perda na parcial de 2025, até junho (4), frente ao valor que encerrou 2024, mas o movimento de alta em junho indica que a expectativa de alta no valor da arroba pode estar começando…
Como temos destacado em 2024 o preço do boi gordo assumiu comportamento de alta mais ou menos nessa época do ano (segunda Figura). Pois é, o período de safra foi de queda e agora, pelo que tudo indica, é esperado um cenário mais favorável de preço ao produtor. Mas claro, é preciso estar atento a volatilidade, seja no mercado físico como futuro.
A Figura ilustra o comportamento do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba em 2024 e a parcial de 2025.

E mudando de assunto, você sabia que o preço do bezerro acumulou a maior alta quando comparado ao boi gordo, milho e a soja entre o início de 2020 e maio de 2025? Pois é, clique aqui e saiba mais!
Confira também os dados da variação do preço da carne bovina para o consumidor final entre 2020 e maio de 2025, segundo dados do IPCA-15. Clique aqui!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!