sábado, dezembro 27, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo: compare 2025 com expectativa para 2026 em dezembro (26)

O Farmnews comparou os valores médios mensais praticados em 2025 com a expectativa do preço futuro do boi gordo para 2026 no final de dezembro.

O que o mercado futuro do boi gordo indica para o próximo ano ao longo dos meses, entre janeiro e outubro de 2026? Claro, esses dados são um retrato atual (final de dezembro), mas mostram que a expectativa é de um mercado em patamares próximos do que aconteceu em 2025 no início de 2026, mas com um gradativo descolamento, para cima, ao longo do ano, como mostram os dados da primeira Figura.

Vale lembrar que o preço futuro do boi gordo segue pressionado no curto prazo nesse final de 2025, com os contratos para vencimento em janeiro e fevereiro de 2026 precificando queda frente ao físico. O preço do boi gordo ficou mais estável em dezembro (primeira Figura), apesar do aumento da demanda por carne bovina no mercado interno (clique aqui) e das exportações aquecidas na parcial do mês (clique aqui).

O fato é que o período do ano tradicionalmente favorece uma maior pressão de queda no preço do animal pronto para o abate. Essa perda pontual no preço também influencia o comportamento do mercado futuro que também acumulou queda. Clique aqui e saiba mais!

A Figura apresenta a expectativa de alta/baixa do preço esperado do boi gordo para 2026 (B3, valor de ajuste) em relação ao valor médio nominal (Cepea) praticado no mesmo período do ano anterior, em dezembro (26).

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para janeiro de 2026 precifica queda em relação ao preço médio nominal (Cepea) observado em janeiro de 2025 e estabilidade na mesma para de comparação para fevereiro de 2026.

Contudo, nos meses a partir de março, o preço esperado para 2026 se mantém acima do observado no mesmo período do ano anterior, em valores nominais. A segunda Figura compara os dados do preço médio nominal (Cepea) entre janeiro e outubro de 2025 com o preço esperado do boi gordo para o mesmo período de 2026, conforme dados da B3 de dezembro (26).

A Figura compara o preço esperado do boi gordo para 2026 (B3, valor de ajuste) em relação ao valor médio nominal (Cepea) praticado no mesmo período do ano anterior, em Reais por arroba, em dezembro (26).

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (elaborado por Farmnews)

Como temos destacado no Farmnews, o mais relevante nesse momento é avaliar a tendência e não os patamares de preços esperados em si. E por falar em tendência, os dados mostram que a expectativa é otimista devido a esperada redução na oferta de animais para o abate e, por consequência, da produção de carne bovina.

Aliás, O Farmnews inclusive apresentou os dados que mostram a expectativa de queda da oferta mundial de carne bovina em 2026, em especial para a redução na produção do Brasil (clique aqui). Assim como é esperado queda na produção de carne bovina, o consumo também deve diminuir (clique aqui). Contudo, a queda prevista para a demanda é menor comparada a perda na oferta, o que tende a manter a importação mundial de carne bovina firme, principalmente na China.

É esperado uma queda menor da demanda comparado a oferta de carne bovina, o que tende a manter os preços do boi gordo pressionados, especialmente no Brasil. Além do produto mais barato comparado aos concorrentes, a carne bovina brasileira tem sido cada vez mais disputada no mercado internacional e não apenas pela China.

Além do país asiático (clique aqui), os EUA (clique aqui), a Rússia (clique aqui) entre outros, tem aumentado o ritmo de compra em 2025, assim como nossos vizinhos, como a Argentina (clique aqui) e o Paraguai (clique aqui) e isso merece atenção, pois a carne bovina brasileira está mais competitiva no mercado internacional.

Como temos destacado no Farmnews, o ano de 2025 tem sido marcado pelo recorde de vendas tanto de carne bovina (clique aqui) como de bovinos vivos (clique aqui) e em 2026 a expectativa é que a exportação dos produtos brasileiros para o mercado internacional se mantenha firme.

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre dezembro de 2025 e outubro de 2026, em Reais por arroba, no dia 26 dezembro, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

E mudando de assunto, o preço do bezerro foi o destaque positivo de 2025, descolando do boi gordo, se aproximando da máxima nominal histórica de 2021 e com perspectiva de novas altas para 2026, mas cuidado com o otimismo exagerado!  Claro, o que todos querem saber é qual a expectativa de preço esperado para o próximo ano. Bom, mas antes vamos relembrar como foi 2025. Clique aqui e confira!

Veja também que em 2025, até novembro, a importação de carne bovina brasileira pela China foi de 1,49 milhão de toneladas métricas, valor 24,0% acima do recorde anterior para o período do ano, de 2024 (1,20 milhão de toneladas). A importação de carne bovina brasileira pela China alcançou patamares recordes em 2025 e a expectativa é de demanda firme em 2026. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares