quarta-feira, janeiro 7, 2026

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro do boi gordo volta a subir no início de 2026 e retoma patamar perdido em dezembro

O preço futuro do boi gordo sobe pelo segundo dia consecutivo no início de 2026, retomando o patamar de R$320,0 por arroba para o vencimento em janeiro.

Desde dezembro (18) o preço esperado do boi gordo para janeiro de 2026 era cotado abaixo de R$320,0 por arroba (clique aqui). No entanto, em janeiro (5) o mercado futuro voltou a subir, com o contrato operando novamente acima do patamar perdido no início da segunda metade de dezembro de 2025.

O interessante é observar que após o anúncio de cota de exportação de carne bovina para a China, com limite anual de 1,106 milhão de toneladas para o Brasil e a aplicação de tarifa adicional de 55,0% para embarque acima desse valor, o mercado futuro do boi gordo vem mostrando recuperação.

Como temos discutido no Farmnews, a expectativa para 2026 é que o preço do boi gordo continue subindo, inclusive renovando a máxima nominal de 2022. Mas será que isso mudou com a decisão chinesa de criar cotas de importação de carne bovina? Na nossa opinião, não! Apesar de ainda ser cedo para avaliar o impacto da medida é também importante lembrar que o efeito prático da decisão deve impactar o Brasil somente a partir da segunda metade de 2026, o que garante ao País um prazo para negociar. É o que esperamos que aconteça. Clique aqui!

O fato é que essa cota, embora negativa, uma vez que a China é o principal destino da carne bovina brasileira (clique aqui), o País ainda tem a oportunidade de negociar com o país asiático. De acordo com os dados históricos e o comportamento de vendas para a China ao longo do ano (menor no começo e maior nos meses finais de cada ano), a aplicação da tarifa adicional deve acontecer somente a partir da segunda metade do ano. Isso mostra que ainda muita coisa pode acontecer sobre o assunto.

E não podemos esquecer que apesar do anúncio do governo chinês, a oferta de animais para o abate em 2026 deve apresentar forte redução. Aliás, entre os principais países produtores de carne bovina no mundo, a maior queda é esperada inclusive no Brasil, também devido à expectativa de uma menor oferta de fêmea para o abate.

E se por um lado a oferta deve cair, especialmente no Brasil, a demanda mundial deve cair menos, o que tende a manter o preço do animal pronto para o abate firme, tanto por aqui como lá fora.

E por falar no preço internacional do boi gordo, o valor médio do animal pronto para o abate nos EUA em 2025 acumulou alta de quase 20,0% frente a média nominal de 2024, renovando a máxima histórica. Foi o quinto ano consecutivo de alta no preço do boi gordo. Clique aqui e confira os dados!.

Isso reforça o fato que o mercado mundial de carne bovina está cada vez mais pressionado do lado da oferta, com a demanda crescendo mais que a produção. Por isso atitudes como a chinesa podem ser ruins no curto prazo, mas pode contribuir para fortalecer a consolidação de mercados atuais como a abertura de novos mercados compradores de carne bovina brasileira. Algo concreto é a maior procura pela carne bovina brasileira no mercado internacional, não apenas da China. Os dados mostram isso (clique aqui)! Aliás, apesar dos patamares recordes de compra pelo país asiático em 2025 (clique aqui), a participação do país no embarque total do Brasil já foi maior. Isso mostra que o aumento da compra de outros países tem crescido mais que o aumento da demanda chinesa. Em outras palavras, será que a China realmente tem espaço para impor limites, ainda mais abaixo do que o Brasil vem importando para o País?

Os dados mostram que o crescimento da produção de carne bovina na China é menor que o da demanda, o que pode causar aumento da inflação no país.

O Farmnews também comparou o preço médio anual, no Brasil, do boi gordo, bezerro, milho e soja em 2025 frente aos anos anteriores, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo Whatsapp!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares