Mercado

Preços das commodities agrícolas na primeira quinzena de março

E como ficaram os preços das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja ao final da primeira quinzena de março de 2018?

Como temos destacado no Farmnews, o mercado pecuário segue em relativa estabilidade de preços em 2018, pelo menos até metade de março. Já os preços dos grãos dispararam no mesmo período (clique aqui).

No ano, os preços do boi gordo seguem bastante próximos dos valores praticados ao longo do mesmo período de 2017 (clique aqui) e o mesmo se observa para o bezerro (clique aqui). A questão que surpreende fica para o comportamento dos preços do milho e da soja.

O milho, por exemplo, de janeiro de 2018 até o fim da primeira quinzena de março acumula alta de 25,2%, enquanto a soja a alta é de 9,6%. No caso do boi gordo o resultado é de ligeira queda (0,8%) no acumulado do ano e para o bezerro de alta (4,7%).

Lembrando que os preços das commodities foram baseados no indicador Cepea, sendo o bezerro base Mato Grosso do Sul e a soja base Paranaguá-PR.

A Figura abaixo ilustra a variação de preços das commodities agrícolas em 2018, de janeiro até o final da primeira quinzena de março.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

preços das commodities
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O cenário de preços das commodities agrícolas em 2018 já tem reflexo na diminuição do poder de compra dos pecuaristas em relação aos grãos (clique aqui) e do consequente aumento dos custos de produção dos sistemas de engorda confinada (clique aqui).

E como ficaram os preços das commodities agrícolas nesses primeiros 15 dias de março, segundo indicador Cepea/Esalq?

A Figura a seguir ilustra a variação de preços das commodities agrícolas, boi gordo, bezerro, milho e soja, segundo indicador Cepea/Esalq.

 

preços das commodities
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Já nos primeiros 15 dias de março o destaque de alta fica para o milho e para o bezerro, com altas acumuladas de 6,4% e 4,4%, respectivamente. O boi gordo e a soja permaneceram praticamente estáveis no período.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo