Mercado

Os preços do frango e os riscos para o mercado do boi gordo em 2018

O consumo interno de carne bovina não evoluído como esperado em 2018 e a queda dos preços do frango no mercado interno é outro componente negativo para a pecuária de corte.

O fato é que os efeitos negativos da terceira fase da Operação Carne Fraca (clique aqui) agravou ainda mais o mercado de aves do País, com restrições de exportação aos países da UE. Com isso, a oferta de carne aumentou e, por consequência, os preços do frango seguem em queda por aqui.

Aliás, o Farmnews destacou no início de 2018 os riscos de que a produção de carne de frango supere a demanda neste ano e a necessidade do aumento das exportações para o equilíbrio dos preços do frango (clique aqui).

E uma das questões atuais é o de quanto os preços do frango em queda podem afetar os preços do mercado do boi gordo? Apesar da preferência pela carne bovina, a diferença de preços entre o boi gordo e o frango atingiu patamares elevados, uma vez que os preços do boi gordo seguem estáveis em 2018 (clique aqui) e o frango em queda.

A Figura a seguir ilustra a relação de preços do boi gordo e do frango, ambos avaliados em kg, segundo indicador Cepea/Esalq.

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preços do frango
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O fato é que ao longo desta série iniciada em 2017, a relação de preços do boi gordo e do frango atingiu os patamares mais elevados em abril de 2018, acima de 3,25. Isso quer dizer que o boi gordo esta mais de 3 vezes mais caro que o frango, enquanto a média deste período (de janeiro de 2017 a 16 de abril de 2018) é de 2,57.

O lado positivo é que as exportações de carne bovina do Brasil seguem crescendo (clique aqui) e a expectativa é de que as exportações de carne de aves para a UE volte a se regularizar.

Veja também como tem evoluído a produção de carne bovina e de frango no País nos últimos anos. Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo