Mercado

Relação de preços do boi gordo e dos grãos no 1° quadrimestre de 2018

Compare os dados da relação de preços do boi gordo e do milho e soja nos primeiros 4 meses de 2018.

Os dados são relevantes pois destacam a perda do poder de compra do pecuarista em relação a esses grãos em 2018.

O Farmnews apresentou a variação acumulada dos preços do boi gordo, bezerro, milho e soja nos 4 primeiros meses de 2018 (clique aqui), destacando o cenário de dificuldade dos pecuaristas diante dos custos da alimentação em alta e os preços do mercado pecuário relativamente estáveis.

O fato é que em 2018 a relação de preços do boi gordo em relação aos grãos, milho e soja, caiu sensivelmente, colocando em risco a viabilidade econômica da engorda confinada. Não que isso implica necessariamente em prejuízo àqueles que confinam, mas que aumenta os riscos, isso é certo!

Aliás, os custos de produção da engorda de bovinos confinados em 2018 segue em alta, como indicam os dados do LAE/USP através do acompanhamento de controle de custos da diário de bovinos confinados (clique aqui).

A Figura a seguir ilustra o comportamento mensal da relação de preços do boi gordo e do milho de janeiro de 2017 a abril de 2018, segundo dados do Cepea/Esalq.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

relação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima mostram a forte queda da relação de preços do boi gordo frente ao milho, especialmente em março e abril de 2018.

Em abril de 2018, por exemplo, essa relação de preços foi de 3,6 sacas de milho por arroba de boi gordo, enquanto no mesmo período do ano passado (abr-17), de 4,8 sacas por arroba.

Já a segunda Figura a seguir destaca a relação de preços do boi gordo e da soja (indicador Cepea/Esalq, base Paranaguá-PR).

 

relação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Com relação a soja, a queda do poder de compra do pecuarista é igualmente significativa. Em abril de 2018 era possível adquirir cerca de 1,7 sacas de soja por arroba de boi gordo, ao passo que em abril de 2017, 2,1 sacas.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo