Mercado

Relação de preços do boi gordo e do frango, de 2014 a parcial de 2018

O Farmnews destaca o comportamento da relação de preços do boi gordo e do frango, de janeiro de 2014 a agosto de 2018.

A Figura a seguir compara a variação dos preços acumulados do boi gordo e do frango congelado, ambos avaliados segundo indicador Cepea/Esalq, para o mercado de São Paulo.

 

relação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Conforme ilustra os dados acima, os preços do frango apresentaram forte oscilação ao longo da série de tempo. apresentada, desde 2014.

A desvalorização do frango no primeiro semestre de 2018 fez com que a relação de preços do boi gordo e do frango atingisse o maior patamar, de 3,16 em abril de 2018. Isso quer dizer que o quilo do boi gordo foi cotado 3,16 vezes acima do quilo do frango no período.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O interessante é avaliar também que em junho de 2018 essa relação de preços atingiu o menor valor ao longo da série, de 2,08. Essa queda foi influenciada pela greve dos caminhoneiros que fez disparar o preço do frango no mês.

Essa alta foi decorrente dos efeitos negativos da greve dos caminhoneiros que afeitou o País em maio de 2018 (clique aqui).

E por falar em relação de preços do boi gordo e do frango, as cotações do mercado pecuário seguem em alta, refletindo a baixa oferta de animais prontos para abate neste período de entressafra. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Saiba mais da pesquisa revela quais as principais preocupações do pecuarista brasileiro na atualidade!

Qual o custo de produzir carne bovina no Brasil? Entender melhor como calcular os índices econômicos da propriedade é a principal preocupação do pecuarista brasileiro. Clique aqui e confira!

O Farmnews apresenta também dados do uso da internet no campo no País! Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo