Mercado

O que o rótulo das carnes explica aos consumidores?

Pesquisa realizada nos Estados Unidos destaca o que pensam os consumidores em relação ao rótulo das carnes.

Confuso e inseguro são apenas algumas das sensações para descrever o que muitos consumidores sentem quando compram alimentos, particularmente carnes.

Isso porque o rótulo das carnes confunde o consumidor no momento da compra, ao invés de apresentar uma informação mais clara e simples.

Pesquisador da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, Travis O’Quinn, avalia que no varejo dos Estados Unidos existem inúmeras opções de produtos que diferem no tipo de carne, corte, embalagem e apelos de marketing contidos em seus rótulos.

“Quando os consumidores norte-americanos entram no mercado, o fazem no objetivo de decidir sobre qual carne comprar e, na maioria das vezes ficam confusos com tanta informação e opções”, disse O’Quinn.

“Eles não entendem completamente o que os termos nos rótulos das carnes ou termos de marketing utilizados para descrever sobre os produtos”.

Muitas das informações nos rótulos das carnes se concentram em explicar sobre como o animal foi produzido, que são dados da produção animal. Algumas dessas informações podem incluir “naturalmente criado”, “orgânico”, “criado sem antibióticos”, “criado sem hormônios”, “alimentados à pasto” etc.

O Farmnews apresenta dados da produção per capita de carne bovina, tanto no Brasil como no mundo. Afinal de contas, temos discutido sobre consumo de carne bovina, mas e com relação a produção per capita de carne bovina, o que sabemos? Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Por outro lado, outras informações referem-se ao próprio produto, como “sem aditivos”, “frescos”, “nunca congelados” e também dados relacionadas ao grau, maciez, idade ou raça do animal.

O’Quinn disse do ponto de vista da produção animal, as informações mais facilmente incompreendidas dizem respeito aos termos “natural” e “naturalmente produzidos”.

 “Quando muitos consumidores pensam em ‘natural’, eles pensam em um animal a pasto, o que não é exatamente o que esse termo significa”, disse O’Quinn. “O termo ‘natural’ refere-se a um produto que não possui ingredientes artificiais, sem conservantes e foi minimamente processado.   Por outro lado, “naturalmente criado” significa que o animal foi criado sem antibióticos, promotores de crescimento e subprodutos de origem animal, disse ele.

E com o lançamento da carne baseada em plantas no mercado brasileiro (clique aqui), o marketing da carne bovina tem novamente a chance de trabalhar a seu favor. Mas será que vai? Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e acesse o material original, na íntegra!

Adaptado e Beef2Live

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo