Mercado

Variação de preços do bezerro e da inflação!

O Farmnews apresenta a variação de preços do bezerro e da inflação desde o ano 2010.

Na maioria das oportunidades comparamos o boi gordo e a inflação (clique aqui). Mas, desta vez vamos avaliar a variação de preços do bezerro, segundo indicador Cepea/Esalq (base Mato Grosso do Sul) e o indicador de inflação (IGP-M). Vale lembrar que no Farmnews considerados os preços do bezerro em Reais por arroba.

A Figura a seguir ilustra a variação de preços do bezerro e do IGP-M de janeiro de 2010 a fevereiro de 2018.

 

variação de preços do bezerro
Fonte: Dados do Cepea/Esalq e FGV (adaptado por Farmnews)

 

Como os dados da Figura acima revelam, a variação de preços do bezerro tem superado a inflação quando avaliada no longo prazo (desde 2010).

Isso porque o bezerro acumula alta de 75,4% entre janeiro de 2010 a fevereiro de 2018 e o IGP-M apresentou alta de 57,9% ao longo do mesmo período.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Apesar da maior alta do bezerro frente a inflação, desde 2016 o comportamento de preços da categoria é de queda, indicando um período de maior dificuldade para os criadores.

Considerando um período mais recente de tempo, ou seja, de janeiro de 2016 para cá (fevereiro de 2018), a variação de preços do bezerro é negativa (-14,7%), enquanto o IGP-M acumula leve alta no período (3,0%).

Tal fato comprova o período de perda de valor para os criadores nos últimos anos. Clique aqui e confira os preços corrigidos do bezerro no longo prazo, de 2010 a 2017! 

O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio.

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo