Variação do preço do boi gordo nos 4 primeiros meses do ano, de 2015 a 2024
O Farmnews comparou os dados da variação acumulada do preço do boi gordo entre janeiro e abril, de 2015 à parcial de 2024.
O preço médio do boi gordo (Cepea) entre janeiro e a parcial de abril de 2024 (até o dia 23) foi de R$236,6 por arroba, valor 17,3% menor que a média praticada entre janeiro e abril de 2023 (R$285,9) e a maior queda ao longo da série de 10 anos (Figura).
Cabe destacar, contudo, que o mercado futuro do boi gordo projeta recuperação gradativa de preços ao longo da segunda metade de 2024 e com perspectiva de alcançar a máxima do ano em dezembro. Clique aqui e saiba mais!
A Figura a seguir apresenta a variação do preço nominal do boi gordo (Cepea), entre janeiro e abril, de 2015 a parcial de 2024 (até o dia 23 de abril).
O preço do boi gordo, até a parcial de abril de 2024, segue acumulando a maior queda frente ao mesmo período dos anos anteriores.
O fato é que o preço do boi gordo, valor médio entre janeiro e abril, acumulou, em 2024, o segundo ano consecutivo de queda, ao contrário do que ocorreu em 2017, no ciclo de baixa anterior, quando o animal pronto para o abate acumulou apenas um ano de queda no período.
Apesar de um ano ainda desafiador em termos de preço, a perspectiva se mostra mais otimista para o futuro. Além da expectativa de recuperação, ainda tímida do mercado futuro, a oferta de fêmeas tende a diminuir ao longo do ano, com a melhora do preço da reposição. E por falar no assunto, clique aqui e confira a evolução do preço do bezerro, dentro de cada ano, desde 2020!
O Farmnews também traz uma novidade em seu painel de cotações, mostrando diariamente a curva do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!