destaques do agronegócio

Vamos lembrar quais foram os destaques do agronegócio em 2019?

O ano de 2019 está acabando e além de pensar em 2020 vale lembrar os destaques do agronegócio no ano.

E claro, o Farmnews separou alguns dos principais acontecimentos em 2019 que merecem ser lembrados por nossos leitores!

E um dos principais destaques do agronegócio em 2019 foi o comportamento de preços do boi gordo nos últimos 3 meses do ano. Aliás, colocando os valores da arroba em patamares recordes histórico e com novembro como o melhor mês de valorização do boi gordo de toda a série do Cepea (clique aqui).

E cabe lembrar que durante boa parte do ano o preço do boi gordo não foi como o pecuarista esperava (clique aqui), colocando pressão aos recriadores em um cenário de relação de troca desfavorável. Isso porque durante boa parte de 2019 o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho foi o menor dos últimos anos, embora tenha chegado ao final do ano invertendo o cenário e ocupando o melhor resultado desde 2013 (clique aqui).

O fato é que dentre os destaques do agronegócio em 2019, o protagonista foi o boi gordo, com um ano de recordes!

Além do preço recorde do boi gordo segundo indicador Cepea, a exportação de carne bovina do Brasil foi também recorde (clique aqui).

Mas claro não foi apenas a carne bovina que se destacou. Isso porque, com a crise de produção de suínos na China (clique aqui), a exportação de proteína de origem animal como um todo apresentou alta ao longo do ano (clique aqui) e, claro, com isso os preços das carnes no mercado interno.

Pois é a China foi o país que impulsionou as vendas e, porque não, pode-se dizer que foi um dos destaques do agronegócio em 2019.

Mas é importante lembrar que apesar da China apresentar forte crescimento na compra de carnes do Brasil, especialmente da bovina (clique aqui), com a diminui ao do rebanho de suínos no país, a importação de soja brasileira caiu sensivelmente em 2019 (clique aqui).

Aliás dentre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, a soja foi a que apresentou a menor variação acumulada no ano comparada ao milho, bezerro e boi gordo. Clique aqui e confira o comportamento de preços dessas commodities em 2019.

E ao contrário da soja a exportação de milho do Brasil foi recorde em 2019 (clique aqui), impulsionada pela importação de países antes não tradicionais compradores de milho do Brasil, como Japão, México e Turquia (clique aqui).

E nesse contexto de exportação, não podemos esquecer do cambio. A desvalorização do Real alcançou patamares recordes em 2019 (clique aqui), o que também favoreceu a exportação já que amenizou a alta em valores Reais das commodities, especialmente da carne bovina, quando cotada em moeda americana.

E cale lembrar que as perspectivas para 2020 seguem otimistas uma vez que o mercado chinês deve seguir com demanda aquecida. E os preços dos contratos futuros tanto do boi gordo (clique aqui) como do milho (clique aqui) comprovam tal expectativa.

E além de um mercado com dados otimistas a pecuária em especial avançou em outros aspectos relacionados a sustentabilidade. Nesse sentido é importante destacar que ano apos ano a pecuária está cada vê mais sustentável (clique aqui).

A pecuária de corte esta cada vez mais sustentável e produtiva. Os indicadores de produtividade da pecuária de corte do Brasil mostram crescimento (clique aqui), embora ainda tenha muito o que avançar, especialmente na atividade de cria (clique aqui).

O fato é que o ano de 2019 se encerra com muitos desafios, afinal os desafios do agronegócio são muitos, mas, com boas perspectivas para os próximos anos!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Vamos lembrar quais foram os destaques do agronegócio em 2019? was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!