Mercado

Vamos lembrar quais foram os destaques do agronegócio em 2019?

O ano de 2019 está acabando e além de pensar em 2020 vale lembrar os destaques do agronegócio no ano.

E claro, o Farmnews separou alguns dos principais acontecimentos em 2019 que merecem ser lembrados por nossos leitores!

E um dos principais destaques do agronegócio em 2019 foi o comportamento de preços do boi gordo nos últimos 3 meses do ano. Aliás, colocando os valores da arroba em patamares recordes histórico e com novembro como o melhor mês de valorização do boi gordo de toda a série do Cepea (clique aqui).

E cabe lembrar que durante boa parte do ano o preço do boi gordo não foi como o pecuarista esperava (clique aqui), colocando pressão aos recriadores em um cenário de relação de troca desfavorável. Isso porque durante boa parte de 2019 o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho foi o menor dos últimos anos, embora tenha chegado ao final do ano invertendo o cenário e ocupando o melhor resultado desde 2013 (clique aqui).

O fato é que dentre os destaques do agronegócio em 2019, o protagonista foi o boi gordo, com um ano de recordes!

Além do preço recorde do boi gordo segundo indicador Cepea, a exportação de carne bovina do Brasil foi também recorde (clique aqui).

Mas claro não foi apenas a carne bovina que se destacou. Isso porque, com a crise de produção de suínos na China (clique aqui), a exportação de proteína de origem animal como um todo apresentou alta ao longo do ano (clique aqui) e, claro, com isso os preços das carnes no mercado interno.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é a China foi o país que impulsionou as vendas e, porque não, pode-se dizer que foi um dos destaques do agronegócio em 2019.

Mas é importante lembrar que apesar da China apresentar forte crescimento na compra de carnes do Brasil, especialmente da bovina (clique aqui), com a diminui ao do rebanho de suínos no país, a importação de soja brasileira caiu sensivelmente em 2019 (clique aqui).

Aliás dentre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, a soja foi a que apresentou a menor variação acumulada no ano comparada ao milho, bezerro e boi gordo. Clique aqui e confira o comportamento de preços dessas commodities em 2019.

E ao contrário da soja a exportação de milho do Brasil foi recorde em 2019 (clique aqui), impulsionada pela importação de países antes não tradicionais compradores de milho do Brasil, como Japão, México e Turquia (clique aqui).

E nesse contexto de exportação, não podemos esquecer do cambio. A desvalorização do Real alcançou patamares recordes em 2019 (clique aqui), o que também favoreceu a exportação já que amenizou a alta em valores Reais das commodities, especialmente da carne bovina, quando cotada em moeda americana.

E cale lembrar que as perspectivas para 2020 seguem otimistas uma vez que o mercado chinês deve seguir com demanda aquecida. E os preços dos contratos futuros tanto do boi gordo (clique aqui) como do milho (clique aqui) comprovam tal expectativa.

E além de um mercado com dados otimistas a pecuária em especial avançou em outros aspectos relacionados a sustentabilidade. Nesse sentido é importante destacar que ano apos ano a pecuária está cada vê mais sustentável (clique aqui).

A pecuária de corte esta cada vez mais sustentável e produtiva. Os indicadores de produtividade da pecuária de corte do Brasil mostram crescimento (clique aqui), embora ainda tenha muito o que avançar, especialmente na atividade de cria (clique aqui).

O fato é que o ano de 2019 se encerra com muitos desafios, afinal os desafios do agronegócio são muitos, mas, com boas perspectivas para os próximos anos!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo