Mercado

Embarques de bovinos vivos suspensos no País

Os embarques de bovinos vivos do Brasil, neste início de fevereiro de 2018, foram suspensos.

O juiz federal Djalma Moreira Gomes suspendeu liminarmente os embarques de bovinos vivos do Brasil. O magistrado, da 25ª Vara Cível Federal de São Paulo, acatou no dia 2 de fevereiro, um pedido de liminar feito pela ONG Fórum Nacional de Proteção Animal.

Na decisão, Gomes suspende os embarques de bovinos vivos em todo território nacional, “até que o país de destino se comprometa, mediante acordo inter partes, a adotar práticas de abate compatíveis com o preconizado pelo ordenamento jurídico brasileiro”, diz na decisão.

O juiz determina também o desembarque dos 27 mil animais que seriam exportados a Turquia, pela empresa Minerva Foods, neste início de fevereiro, e que estão no Porto de Santos, em São Paulo.

“Determino o desembarque e retorno à origem, mediante plano a ser estabelecido pelo Ministério da Agricultura e operacionalizado pelo exportador, sob fiscalização das autoridades sanitárias, de todos os animais embarcados”, afirma o Juíz.

Vale lembrar que a receita com a exportação de bovinos vivos do Brasil subiu em 2017. Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que, apesar da recuperação no ano passado, os embarques de bovinos vivos do Brasil caíram muito nos últimos anos.

Aliás, para acessar os dados históricos do faturamento com a venda de bovinos vivos do Brasil desde 2006, clique aqui.

Vale lembrar que o País discutiu em 2017  a importância da exportação de bovinos vivos, em evento realizado pela ABREAV, em outubro, em São Paulo. O objetivo do evento foi debater toda operação atende padrões de manejo nutricional e sanitário, além das normas de bem estar animal desde as fazendas de origem até o desembarque no porto de destino. Clique aqui!

Como sabemos, os Estados Unidos são os maiores importadores mundiais de bovinos vivos. Clique aqui e saiba mais do mercado da exportação de bovinos vivos por lá!

Adaptado de O Estado de São Paulo

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo