Mercado

Mercado de carne bovina resfriada na China atrai exportadores!

O mercado de carne bovina resfriada na China no foco dos exportadores.

O crescimento da demanda por carne bovina na China tem sido amplamente discutido no Farmnews. Mas, também temos destacado que essa demanda está cada vez mais exigentes por produtos de maior qualidade. E é justamente ai que entra o mercado de carne bovina resfriada para a China.

Aliás, a tendência de uma maior exigência por carne bovina de qualidade era esperado no país asiático (clique aqui e saiba mais sobre o assunto).

O próprio acordo bilionário envolvendo o comércio de carnes entre os Estados Unidos e a China realizado em 2017 comprova o assunto (clique aqui).

O fato é que tradicionalmente os consumidores chineses preferem carne fresca em relação a carne resfriada ou congelada. Quando os consumidores chineses são questionados sobre o atributo de maior relevância para a escolha do produto, o destaque fica para o frescor do alimento. No entanto, essa análise apresenta resultado diferente quando o produto é qualificado como premium, já que o consumidor por lá tem valorizado cada vez mais os atributos de qualidade.

Vale lembrar que boa parte do crescimento da demanda do mercado mundial de carnes deve vir do mercado Chines, principal responsável pelo aumento do consumo global de proteína de origem animal (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O MLA destaca que em 2027 o mercado de carne resfriada para a China pode representar cerca de metade das importações de carne bovina do país, destacando que para isso é necessário o desenvolvimento de uma melhor estrutura relacionada a cadeia do frio.

Atualmente a Austrália é o principal fornecedor de carne bovina resfriada para o mercado chinês, com 90% dos embarques que atualmente atingem apenas 6.000 toneladas (2017). O mercado de carne bovina resfriada é pequeno na China ainda, mas, o potencial e perspectivas de crescimento são grandes, o que vale ficar atento a este mercado.

O Farmnews apresenta os dados de produção de carne bovina na China nos últimos anos. Clique aqui! Vale lembrar também que o USDA projeta que o crescimento das importações de carne bovina da China atinja cerca de 70,0% entre 2016 e 2025, o maior aumento dentre os compradores. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Adaptado de MLA, Austrália

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo