Mercado

O perfil da pecuária de corte australiana

O Farmnews destaca os números recentes da pecuária de corte australiana e como os dados evoluíram nos últimos anos.

Apesar da pecuária de corte australiana ser muito importante globalmente, a Austrália produz cerca de 100 milhões de toneladas de alimento ao ano e 56% deste total se refere a cana-de-açúcar e trigo.

Mas vamos aos números da pecuária de corte australiana, que já foi o maior exportador de carne bovina do mundo, mas ainda permanece como o principal referência mundial quando o assunto é exportação de gado vivo!

A Tabela a seguir resume os principais indicadores da pecuária de corte australiana nos anos de 2015 e 2016, segundo dados do USDA.

 

Resumo da pecuária de corte australiana
2015 2016 Var.
Produção de carne (milhões ton.) 2,54 2,18 -0,36
Exportação (milhões de ton.) 1,85 1,52 -0,33
Consumo (milhões de ton.) 0,73 0,68 -0,05
Estoque de gado (milhões de cab.) 29,10 27,68 -1,42
Exportação de gado (milhões de cab.) 1,33 1,10 -0,23

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A pecuária de corte australiana tem atravessado um momento de dificuldade nos últimos anos, com rebanho, consumo e exportação em queda.

A produção de carne bovina na Austrália caiu cerca de 14% em 2016, enquanto a exportação de carne bovina do país apresentou baixa próxima de 18%.

É importante destacar que quase toda carne produzida na Austrália e exportada. Algo próximo a 72% da carne produzida no país é destinada ao mercado externo, ao contrário do Brasil onde boa parte da carne bovina fica no mercado interno.

O consumo de carne bovina no país igualmente foi menor em 2016. O consumo na Austrália caiu 7%.

Os números não são favoráveis à pecuária de corte australiana nos últimos anos.

No entanto, a atual queda na taxa de abate de animais no país deve impulsionar o crescimento do rebanho nos próximos anos e trazer números positivos para a pecuária de corte australiana.

O Farmnews tem destacado dados da pecuária de corte dos principais concorrentes do Brasil. Clique aqui para acessar artigo que apresenta os números da bovinocultura de corte nos Estados Unidos.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics – www.farmlogics.com.br. Cadastre-se e confira nosso plano grátis de gestão de pecuária de corte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo