Mercado

Produção de alimentos e a água, o que sabemos dessa relação?

Na semana do Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 e março, vamos falar um pouco da produção de alimentos e a água.

Isso porque há muita polêmica com relação ao assunto e vamos aproveitar a semana do Dia Mundial da Água para lembrar alguns temas discutidos no Farmnews que destacam a relação da produção de alimentos e a água.

O dia mundial da água foi criado há 25 anos pela ONU para elucidar a importância da água e discutir mundialmente o tema da gestão hídrica.

De acordo com a ONU, a demanda mundial por alimentos vai crescer 70% até 2050, enquanto a demanda mundial por água vai aumentar cerca de 55% no mesmo período (clique aqui).

E aproveitamos a oportunidade de destacar que além de fundamental para a produção de alimentos, a água também é assunto de discussão no setor. E, claro, muitas vezes associam de modo errado a produção de alimentos com o consumo excessivo de água. E ai, claro, entramos no ciclo de fatos disseminados sem o devido conhecimento técnico.

Aliás, a questão da produção de carne e sua relação com os gases de efeito estufa é um bom exemplo disso. Vamos lembrar que muitos ainda colocam a produção de alimentos como um dos grandes emissores dos gases de efeito estufa. Pois é, mas essas pessoas estão erradas. Confira os dados que mostram as principais fontes de emissão desses gases nos Estados Unidos e tire suas dúvidas, se é que elas existem, claro! Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Outro exemplo é da relação dos produtores rurais com a preservação ambiental, já que números revelam que o empresário do campo está cada vez mais preservando o meio ambiente (clique aqui).

O fato é que neste artigo vamos ressaltar apenas a importância de entendermos de um assunto antes de falar sobre ele, principalmente quando o intuito é criticar negativamente um setor. Mas vamos voltar a questão da produção de alimentos e a água e destacar a relação benéfica entre produtividade e consumo de água. Em outras palavras, você sabia, por exemplo, que o aumento da produtividade tem impactos positivos na pegada hídrica de bovinos em sistema de confinamento?

Pegada hídrica é a quantidade total de água, direta e indiretamente, usada para produção de um produto. O quanto desse recurso é necessário até o produto chegar ao consumidor é um cálculo complexo. Mas conhecer o valor da pegada contribui para melhorar a gestão da água. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e saiba mais do uso da água no campo: dados da agricultura irrigada no Brasil!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo