consumo mundial de carnes

Evolução histórica e projeções do consumo mundial de carnes

O Farmnews apresenta dados históricos e as perspectivas do consumo mundial de carnes.

Afinal, como evolui o consumo mundial de carnes desde a década de 60 e qual a previsão para os próximos anos?

O Farmnews tem destacado as questões relacionados ao desafio de atender à crescente demanda por proteína animal (clique aqui), impulsionado pela combinação do crescimento populacional, renda crescente e urbanização.

A estimativa é que a produção anual de carne aumente de 218 milhões de toneladas apurada entre os anos de 1997-1999 para 376 milhões de toneladas até 2030.

O fato é que a urbanização é uma importante força que influencia a demanda global por produtos pecuários. Isso porque em comparação com as dietas menos diversificadas das comunidades rurais, os habitantes da cidade têm uma dieta variada, rica em proteínas e gorduras animais, e caracterizada pelo maior consumo de carne, aves, leite e outros produtos lácteos.

E os dados mostram que o consumo mundial de carnes passou de, em média, 24,2kg/hab./ano na década de 60 para 36,4kg/hab./ano no final da década de 90.

O importante é destacar que a expectativa é que em 2030 o consumo mundial de carnes alcance 45,3kg/hab./ano, um crescimento de 25,7% em relação ao valor observado no final dos anos 90.

Vale destacar que houve um aumento considerável no consumo de produtos de origem animal em países como o Brasil e a China, embora os níveis ainda estejam bem abaixo dos níveis de consumo na América do Norte e na maioria dos outros países industrializados.

Aliás, confira como tem evoluído o consumo de carne bovina na China (clique aqui) e no Brasil (clique aqui). Clique aqui e confira também o quanto deve crescer a produção de carnes no Brasil ao longo dos próximos 10 anos!

Adaptado da World Health Organization

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Evolução histórica e projeções do consumo mundial de carnes was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!