Mercado

Preço futuro do boi gordo até outubro de 2024, dados de janeiro (11)

O Farmnews atualizou os dados do preço futuro do boi gordo na parcial de janeiro de 2024 (11).

O mercado futuro do boi gordo segue praticamente estável nesse início de 2024, como ilustram os dados do contrato para vencimento em maio de 2024 (primeira Figura), ao contrário do mercado futuro do milho (clique aqui) e da soja (clique aqui), que acumulam forte queda na parcial do ano que se inicia.

Aliás, a referência do mercado futuro do boi gordo no físico (Cepea) segue movimento de recuperação na parcial de janeiro de 2024, com média no maior patamar desde maio de 2023. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para maio de 2024 (BGIK24), em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para maio de 2024 foi cotado a R$241,0 por arroba na parcial de janeiro (11), valor praticamente estável no ano, mas 8,7% abaixo da média nominal no físico em maio de 2023 (R$263,8).

Além do preço mais baixo que a referência no físico (Cepea) no mesmo período do ano anterior, os contratos para vencimento futuro seguem abaixo do valor da arroba praticada no mercado físico na parcial de janeiro, com exceção de outubro de 2024 (segunda Figura).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale destacar também que além do recorde de vendas e carne bovina brasileira para o mercado internacional em 2023 (clique aqui), o ano de 2024 começou com o ritmo de embarque a todo vapor, com média diária de vendas, na primeira semana do ano, superando a média de janeiro de 2023 em mais de 70,0%. Clique aqui e saiba mais do assunto!

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre janeiro e outubro de 2024, em Reais por arroba, no dia 11 de janeiro.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

Apesar do ano estar apenas começando e o mercado futuro ainda apresentar pouca liquidez, esse deságio dos contratos futuros frente ao físico pode sugerir uma oportunidade que merece ser acompanhada, principalmente para aqueles que mantém uma visão mais otimista para o ano de 2024.

O TC, nosso parceiro de Educação Financeira explicou como funciona o contrato futuro de boi gordo e suas características. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo