O Farmnews atualizou os dados que mostram a evolução do ritmo de compra dos principais importadores do agro do Brasil entre 2020 e 2025, até agosto.
O importante é destacar que as vendas do agronegócio brasileiro para o mercado internacional renovaram a máxima, em faturamento, em 2025, até agosto (Tabela). O agronegócio do Brasil exportou entre janeiro e agosto de 2025 o equivalente a US$111,69 bilhões, valor pouco acima do observado no mesmo período de 2024 (US$111,67).
A Tabela apresenta a receita de venda de produtos do agronegócio do Brasil, em bilhões de dólares, no acumulado entre janeiro e agosto, de 2020 a 2025, segundo dados da COMEX.

O interessante é observar que apesar do tarifaço, que impactou negativamente as vendas para os EUA a partir de agosto, o país seguiu como destaque de crescimento no acumulado parcial de 2025, entre os principais países importadores do agro do Brasil.
Isso porque apesar do forte impacto negativo nas vendas do Brasil para os EUA em agosto, o país acumulou crescimento na receita de 14,8% no acumulado até agosto de 2025 frente ao mesmo período do ano anterior
E por falar no assunto, o Farmnews apresentou os dados do impacto do tarifaço nas exportações do agronegócio do Brasil para os EUA. Clique aqui e confira os valores e setores mais impactados!
A China, principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro, com participação de cerca de 35,0% na receita de exportação do País (Figura), apresentou crescimento modesto em 2024, de apenas 1,3%. Por outro lado, os países da UE (União Europeia) apresentaram alta maior nas compras na parcial de 2025, até agosto, com crescimento de 5,8% em relação a 2024.
Vale destacar também que apesar da queda de venda de produtos do agronegócio do Brasil para alguns dos principais importadores em 2025, como Vietnã, Turquia e Indonésia, todos, sem exceção, acumularam forte alta quando os dados de importação de 2025 são comparados com 2020 (Tabela).
A Figura ilustra a participação, no faturamento, dos principais países importadores do agronegócio do Brasil em 2025, até agosto, segundo dados da COMEX.

E você sabia que o consumo mundial de carne bovina tem crescido acima da capacidade de produção, diminuindo o saldo de estoque ano após ano. Clique aqui e confira!
A carne bovina do Brasil nunca foi tão disputada no mercado internacional, especialmente pela China (clique aqui), mas também entre países como o México (clique aqui) e Rússia (clique aqui), enquanto novos mercados estão surgindo como a Indonésia (clique aqui), Vietnã e em eminência do Japão.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




