TC

Mercados Futuros

Mercados futuros são mercados onde se negociam contratos baseados na compra ou venda de um ativo em uma data futura, com um preço previamente estabelecido.

Os mercados futuros são bastante desenvolvidos e oferecem uma variedade de ativos, tendo um papel crucial na economia mundial. E por falar no assunto, vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

No Brasil, o mercado de futuros é dominado pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que surgiu da fusão da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e da BOVESPA. Este mercado é essencial para a economia brasileira, pois oferece mecanismos de gestão de riscos financeiros e preços, especialmente em setores como agricultura, finanças e commodities. Ele permite que produtores, investidores e empresas se protejam contra oscilações inesperadas de preços e taxas.

É importante lembrar que a TC e o Farmnews se uniram para oferecer diversos materiais educativos para facilitar e contribuir cada vez mais com a inserção do produtor rural no mercado financeiro! Clique aqui e saiba mais!

No contexto de hedge, os mercados futuros são usados para proteção contra riscos.

Por exemplo, um produtor agrícola pode usar contratos futuros para fixar o preço de venda de sua produção, protegendo-se contra a possibilidade de queda nos preços até a data da colheita. Da mesma forma, uma empresa importadora pode utilizar contratos futuros de moeda para se proteger contra a volatilidade do câmbio.

Por outro lado, o mercado futuro é usado também para especulação, onde traders buscam lucrar com as variações de preço dos contratos futuros. Esses investidores não têm interesse em receber o ativo subjacente, mas sim em ganhar com as diferenças de preço decorrentes das flutuações do mercado.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Os principais ativos negociados no mercado de futuros brasileiro incluem:

  • Commodities Agrícolas: Soja, café, milho e açúcar são alguns dos principais produtos agrícolas negociados. O Brasil, sendo um grande produtor agrícola, possui um mercado futuro bastante ativo para esses produtos;
  • Índices de Ações: O Ibovespa Futuro é um exemplo, onde os investidores negociam com base nas expectativas futuras do principal índice da bolsa brasileira;
  • Moedas: Contratos futuros de moedas, especialmente o dólar, são muito negociados. Eles são essenciais para empresas que têm exposição ao mercado internacional;
  • Taxas de Juros: Dada a volatilidade histórica das taxas de juros no Brasil, os contratos futuros de DI (Depósitos Interfinanceiros) são bastante populares entre os investidores;
  • Energia e Metais: Produtos como petróleo, ouro e outros metais também são negociados no mercado futuro brasileiro, embora em menor escala comparado às commodities agrícolas e índices de ações.

O mercado de futuros no Brasil é um componente vital do sistema financeiro, oferecendo oportunidades tanto para hedging quanto para especulação. Sua diversidade de ativos permite que diferentes perfis de investidores e empresas encontrem ferramentas adequadas para gerenciamento de risco e obtenção de lucros. Como qualquer mercado financeiro, ele exige conhecimento e cautela, mas desempenha um papel fundamental na estabilidade e no crescimento da economia brasileira.

O Farmnews atualizou os dados da variação acumulada do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja desde 2018. Clique aqui e confira!

Confira também os dados de venda, dos principais produtos exportados pelo agronegócio brasileiro, até outubro, de 2014 a 2023. Clique aqui!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Vinicius Steniski

Analista CNPI de commodities e agro do TC Matrix.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo