Mercado

Custo da diária de bovinos confinados cai em São Paulo e sobe em Goiás

Os dados do LAE/USP mostram queda no custo da diária de bovinos confinados em São Paulo e alta em Goiás.

Pois é, o Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) de agosto de 2019 identificou redução dos custos da diária-boi (CDB) de 0,99% e 1,89% para as propriedades representativas de São Paulo médio (CSPm) e grande (CPSg), nesta ordem.

Por outro lado, a propriedade representativa de Goiás (CGO) apresentou aumento de 1,42% quando comparados os valores com o mês anterior (julho de 2019).

A Tabela a seguir apresenta os dados de custo da diária-boi (CDB) em 2019, de janeiro a agosto e agosto de 2018, segundo dados do LAE/USP.

custo da diária de bovinos confinados

Os custos alimentares pesquisados no estado de São Paulo apresentaram aumento em agosto quando comparados com mês de julho. Apesar de itens como milho grão e coprodutos do algodão terem aumentado de preços, o valor do sorgo grão e do farelo de glúten de milho (Refinazil) reduziram cerca de 3,4% e 4,7%, respectivamente. Essas alterações quando inseridas no software de ração proporcionou redução dos custos das dietas para as propriedades CSPm e CSPg.

Além da queda na base mensal de comparação, quando comparado ao mesmo período de 2018 a queda em agosto de 2019 é ainda mais significativa.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Isso porque o custo da diária de bovinos confinados, em ambas propriedades representativas de São Paulo foram, em agosto de 2019, 9,4% e 8,9% inferiores ao custo apurado no mesmo mês de 2018 (Tabela acima).

O cenário de preços dos itens alimentares em Goiás foi, no geral, de aumento. Assim, as dietas para os animais em confinamentos apresentaram menores custos para o estado de São Paulo e maiores custos em Goiás.

O ICBC Mensal demonstrou que o índice tem reduzido desde de março de 2019. Analisando período mais amplo, os últimos doze meses, o ICBC acumulou queda de 12,3%, 13,1% e 7,3% para as propriedades representativas CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.

A Figura abaixo ilustra a evolução do custo da diária de bovinos confinados ao longo de 2019, de janeiro a agosto.

custo da diária de bovinos confinados
Fonte: Dados do LAE/USP (adaptado por Farmnews)

E por falar no custo da diária de bovinos confinados, clique aqui e saiba quais as principais decisões que afetam na lucratividade da recria e engorda.

Clique aqui e acesse os dados completos do Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) de agosto de 2019!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo