Mercado

Dados do custo da engorda de bovinos confinados em maio de 2020

Dados do LAE/USP mostram que custo da engorda de bovinos segue acumulando forte alta em 2020 frente a 2019.

Na 36a edição do Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) observamos que os custos da diária-boi (CDB) no mês de maio aumentaram mais uma vez para os confinamentos representativos do Estado São Paulo grande (CSPg) e médio (CSPm), enquanto para o confinamento de Goiás (CGO) houve queda.

A Tabela a seguir apresenta os dados de custo da diária-boi (CDB) em 2020, de janeiro a maio e em maio de 2019, segundo dados do LAE/USP.

Na base mensal de comparação, o custo da engorda de bovinos aumentou em São Paulo e caiu em Goiás, enquanto apenas dos confinamento paulistas seguem acumulando ala no ano, de janeiro a maio.

Vale destacar, contudo, que o custo da engorda de bovinos confinados em maio de 2020 oscila entre dados 20,4% e 25,2% maiores que os observados no mesmo período de 2019 (Tabela).

Em Goiás foi registrada redução nos preços do milho e sorgo grão, em 15% e 2%, respectivamente, e aumento dos preços do caroço de algodão e polpa cítrica peletizada, nas seguintes proporções, 1% e 1,7%, respectivamente. Em SP foi identificado aumento de preços no milho quebrado em quirera de 7,4% e no farelo de algodão, de 9,6%. O sal mineral aumentou, aproximadamente, 10% em ambos os estados no comparativo entre abril e maio.

O software de formulação RLM foi utilizado para recalcular a dieta de custo mínimo. Por fim, o custo alimentar para as propriedades representativas CSPm e CSPg aumentaram 2,5% e 3,3%, na devida ordem. Enquanto para a propriedade representativa CGO houve diminuição de 1,1%. O Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) tem recuado para CGO desde março de 2020, quando atingiu o maior valor, enquanto para CSPg e CSPm ainda o indicador continua aumentando.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O preço do animal de reposição (360 quilos de peso vivo) recuou 7,5% em SP, diferente do que foi registrado em GO, aumento de 1,23%, no comparativo com o mês anterior.

Vale lembrar que o preço da arroba do boi gordo em maio de 2020 apresentou alta em relação a abril após 12 anos. O valor do boi gordo em maio foi maior que a média de abril em 2020, o que não era visto desde o ano de 2008, ou seja, em mais de uma década. Clique aqui!

Clique aqui e acesse material completo do LAE/USP referente ao custo da engorda de bovinos confinados em maio de 2020.

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo